Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8320
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bastos, Fernando | - |
dc.contributor.author | Krasilchik, Myriam | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:26:01Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300008 | - |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 417-442, 2004. | - |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/8320 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo focaliza episódios históricos relacionados à pesquisa médica acerca da febre amarela (1881-1903), buscando discutir (a) a influência que os fatores econômicos, sociais e políticos exercem sobre a pesquisa científica; (b) o caráter coletivo, controvertido e não-linear do processo de produção de conhecimentos na ciência; (c) a natureza arbitrária dos conhecimentos científicos, no sentido de que representam formas de ver, e não são perenes ou elaborados apenas sobre bases racionais; (d) o papel pouco cabal desempenhado pelas demonstrações experimentais, que não se mostram irrefutáveis; e (e) o papel desempenhado pelos paradigmas, que conduzem não apenas a caminhos frutíferos, mas também a becos sem saída. O intuito é proporcionar subsídios que sejam úteis tanto aos pesquisadores como aos professores que atuam na área do Ensino de Ciências. | pt |
dc.description.abstract | This paper focuses on historical episodes related to medical research concerning yellow fever (1881-1903), and attempts to discuss (a) the influence that economic, social and political factors exert on scientific research; (b) the collective, polemical and nonlinear nature of the process of production of knowledge in science; (c) the arbitrary characteristic of scientific knowledge, in that it represents a certain point of view, and its not perennial or elaborated exclusively on objective grounds; (d) the limited role played by experimental demonstrations, that are not irrefutable; and finally (e) the role played by paradigms, that lead not only to fruitful ways, but also to dead-ends. The intention is to provide suggestionss that are useful both to the science education researchers and teachers. | en |
dc.format.extent | 417-442 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | História da Ciência | pt |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt |
dc.subject | febre amarela | pt |
dc.subject | History of Science | en |
dc.subject | Science Education | en |
dc.subject | yellow fever | en |
dc.title | Pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903): uma reflexão visando contribuir para o ensino de ciências | pt |
dc.title.alternative | Research on yellow fever (1881-1903): a reflexion aiming to contribute to Science Education | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.description.affiliation | Unesp Faculdade de Ciências Departamento de Educação | - |
dc.description.affiliation | USP Faculdade de Educação Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada | - |
dc.description.affiliationUnesp | Unesp Faculdade de Ciências Departamento de Educação | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132004000300008 | - |
dc.identifier.scielo | S1516-73132004000300008 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1516-73132004000300008.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.