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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8320
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dc.contributor.authorBastos, Fernando-
dc.contributor.authorKrasilchik, Myriam-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:01Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:01Z-
dc.date.issued2004-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300008-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 417-442, 2004.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8320-
dc.description.abstractO presente artigo focaliza episódios históricos relacionados à pesquisa médica acerca da febre amarela (1881-1903), buscando discutir (a) a influência que os fatores econômicos, sociais e políticos exercem sobre a pesquisa científica; (b) o caráter coletivo, controvertido e não-linear do processo de produção de conhecimentos na ciência; (c) a natureza arbitrária dos conhecimentos científicos, no sentido de que representam formas de ver, e não são perenes ou elaborados apenas sobre bases racionais; (d) o papel pouco cabal desempenhado pelas demonstrações experimentais, que não se mostram irrefutáveis; e (e) o papel desempenhado pelos paradigmas, que conduzem não apenas a caminhos frutíferos, mas também a becos sem saída. O intuito é proporcionar subsídios que sejam úteis tanto aos pesquisadores como aos professores que atuam na área do Ensino de Ciências.pt
dc.description.abstractThis paper focuses on historical episodes related to medical research concerning yellow fever (1881-1903), and attempts to discuss (a) the influence that economic, social and political factors exert on scientific research; (b) the collective, polemical and nonlinear nature of the process of production of knowledge in science; (c) the arbitrary characteristic of scientific knowledge, in that it represents a certain point of view, and its not perennial or elaborated exclusively on objective grounds; (d) the limited role played by experimental demonstrations, that are not irrefutable; and finally (e) the role played by paradigms, that lead not only to fruitful ways, but also to dead-ends. The intention is to provide suggestionss that are useful both to the science education researchers and teachers.en
dc.format.extent417-442-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectHistória da Ciênciapt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectfebre amarelapt
dc.subjectHistory of Scienceen
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectyellow feveren
dc.titlePesquisas sobre a febre amarela (1881-1903): uma reflexão visando contribuir para o ensino de ciênciaspt
dc.title.alternativeResearch on yellow fever (1881-1903): a reflexion aiming to contribute to Science Educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUSP Faculdade de Educação Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000300008-
dc.identifier.scieloS1516-73132004000300008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132004000300008.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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