You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAugusto, Thaís Gimenez da Silva-
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade-
dc.contributor.authorCaluzi, João José-
dc.contributor.authorNardi, Roberto-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:02Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:02Z-
dc.date.issued2004-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200009-
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 277-289, 2004.-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8326-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.pt
dc.description.abstractThe main goal of this research was to investigate how Natural Sciences teachers conceive interdisciplinarity and how they undertake interdisciplinary work on a common subject: the greenhouse effect. Based on qualitative research (questionnaires) the student teachers from an in-service project expressed their initial conceptions on the subject. Data collected and analyzed showed the following outcomes: teachers interviewed have only simple conceptions on interdisciplinarity and demonstrate a confusion between this concept and multidisciplinarity. They find it possible to work with the concept of the greenhouse effect in an interdisciplinary way, but they do not point out appropriate ways to approach it, due to their conceptual inadequacy.en
dc.format.extent277-289-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectinterdisciplinaridadept
dc.subjectconcepções de professorespt
dc.subjectCiências Naturaispt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectformação em serviçopt
dc.subjectinterdisciplinarityen
dc.subjectteachers' conceptionsen
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.subjectHigh School Teachingen
dc.subjectformation in serviceen
dc.titleInterdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviçopt
dc.title.alternativeInterdisciplinarity: conceptions of the teachers for the Natural Sciences Area in formation in serviceen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132004000200009-
dc.identifier.scieloS1516-73132004000200009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-73132004000200009.pdf-
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.