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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8347
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Sérgio Tosi-
dc.contributor.authorCastello, Vânia Maria-
dc.contributor.authorJardim, Juliana Gomes-
dc.contributor.authorAguiar, Stefane Aline-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:05Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:05Z-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000400002-
dc.identifier.citationMotriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 18, n. 4, p. 636-645, 2012.-
dc.identifier.issn1980-6574-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8347-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem motora de uma habilidade complexa da Ginástica Artística a partir da observação de demonstrações de modelos de pontos de luz e vídeo. Dezesseis participantes divididas em grupos dos respectivos modelos executaram um pré-teste, seguido de 100 tentativas de uma parada de mãos, igualmente distribuídas em blocos de 10 tentativas em dois dias, alternando períodos de demonstração e prática, com um teste de retenção após um dia. Cinemática de braço, tronco e perna das participantes possibilitaram análise da semelhança entre a coordenação de cada participante e do modelo e do tempo de movimento; a performance das participantes também foi avaliada por duas especialistas em Ginástica Artística. Ambas as análises indicaram que os grupos não diferiram. Os resultados são discutidos em termos da hipótese de suficiência de informação nos modelos de movimento biológico particularmente aplicada ao processo de aprendizagem de habilidades motoras complexas.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the motor learning process of a complex Artistic Gymnastics skill following demonstrations of point-light and video models. Sixteen participants divided into the respective model groups performed a pre-test and 100 trials of a handstand, equally distributed in blocks of 10 trials in two days, alternating periods of demonstration and practice, with retention test a day later. Participants' kinematics of arm, trunk, and leg was used to analyze the coordination similarities between each participant and the model and movement time; participants' performance was also evaluated by two Artistic Gymnastics experts. Both analyses revealed that the groups did not differ. Results are discussed in terms of the hypothesis of information sufficiency in biological motion models particularly applied to the learning process of complex motor skills.en
dc.format.extent636-645-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPercepção visualpt
dc.subjectPercepção de movimentopt
dc.subjectDesempenho psicomotorpt
dc.subjectGinásticapt
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectMotion perceptionen
dc.subjectPsychomotor performanceen
dc.subjectGymnasticsen
dc.titleAprendizagem motora baseada em demonstrações de movimento biológicopt
dc.title.alternativeMotor learning based on biological motion demonstrationsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Departamento de Educação Física-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Departamento de Educação Física-
dc.identifier.doi10.1590/S1980-65742012000400002-
dc.identifier.scieloS1980-65742012000400002-
dc.identifier.wosWOS:000313516300002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1980-65742012000400002.pdf-
dc.relation.ispartofMotriz: Revista de Educação Física-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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