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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8410
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernardes, Tamara O.-
dc.contributor.authorBarbosa, Rafael R.-
dc.contributor.authorIachel, Gustavo-
dc.contributor.authorBatagin Neto, Augusto-
dc.contributor.authorPinheiro, Marco A.L.-
dc.contributor.authorScalvi, Rosa M. Fernandes-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:12Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:12Z-
dc.date.issued2006-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172006000300016-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Ensino de Física. Sociedade Brasileira de Física, v. 28, n. 3, p. 391-396, 2006.-
dc.identifier.issn1806-1117-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8410-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. de acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental.pt
dc.description.abstractThe scope of this work is the manufacturing of reflective telescope of Newtonian type, relating issues treated in optics classes, such as image formation, chromatic and spherical aberrations, interference and diffraction, with each step of the building process. The built equipment allows analyzing lunar and planetary photography with high resolution, and its use by high school students gives a great motivation to sky contemplation, as well as the understanding of several physical phenomena, generally poorly treated in public schools. Besides the telescope itself, the software produced by undergraduate students has also been used as an efficient tool in astronomy teaching, mainly to first-level students.en
dc.format.extent391-396-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Física-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectastronomiapt
dc.subjecttelescópiospt
dc.subjectensino de Físicapt
dc.subjectastronomyen
dc.subjecttelescopesen
dc.subjectoptics teachingen
dc.titleAbordando o ensino de óptica através da construção de telescópiospt
dc.title.alternativeOptics teaching through telescope constructionen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Departamento de Física-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Departamento de Física-
dc.identifier.doi10.1590/S1806-11172006000300016-
dc.identifier.scieloS1806-11172006000300016-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1806-11172006000300016.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Física-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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