You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti-
dc.contributor.authorGomes, Maria Laura Magalhães-
dc.contributor.authorAndrade, Mirian Maria-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:32Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:32Z-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400007-
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1227-1260, 2012.-
dc.identifier.issn0103-636X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8571-
dc.description.abstractO artigo - um exame hermenêutico do livro Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de 1805, de Sylvestre-François Lacroix, enfatizando sua segunda parte, na qual o autor discute seu Curso de Matemática Elementar, uma série de manuais escolares elaborados para a Escola Central das Quatro Nações - tem sua fundamentação ligada à Hermenêutica de Profundidade de Thompson conjugada a procedimentos de investigação textual sugeridos por Genette quanto aos paratextos editoriais. Defende que o livro de Lacroix é uma obra auto-referencial, de cunho claramente autobiográfico, que responde mais aos ideais iluministas da França do Setecentos que às perspectivas do século XIX, quando a obra circulou, tendo sido reeditada por quatro vezes, sob Napoleão, na primeira metade do Oitocentos. Raramente focalizado em trabalhos de pesquisa, o livro - cujas edições estão disponíveis eletronicamente - tem uma única tradução, ainda inédita, para o português.pt
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyse the Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, a book published in 1805 by Sylvestre-François Lacroix. In particular, the paper focuses the second part of this book: Lacroix´s remarks on his Cours de Mathématiques, a set of textbooks used in the École Centrale des Quatre-Nations. The article - an hermeneutical exam whose theoretical framework is based on the studies of Thompson (Depth Hermeneutics) and Genette (Editorial Paratexts) - points out that Lacroix´s book is clearly autobiographical and reflects more the values of the Englightenment of the 18th Century than the ideas that predominated in France under Napoleon, even considering that the book was edited and revised four times in the first half of the 19th Century. The book under consideration has never been deeply studied in Math Education literature, and although its four editions are available in digital format, there is only one translation to Portuguese, which is not yet available.en
dc.format.extent1227-1260-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectS-F Lacroix (1765-1843)pt
dc.subjectInstrução Públicapt
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.subjectEssais sur l'enseignement en généralpt
dc.subjectet sur celui des mathématiques en particulierpt
dc.subjectIluminismopt
dc.subjectS-F. Lacroix (1765-1843)en
dc.subjectPublic Instructionen
dc.subjectMathematics Instructionen
dc.subjectEssais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulieren
dc.subjectEnligthenmenten
dc.titleAs Memórias de Lacroix: a instrução pública na França revolucionária, em geral, e o ensino de Matemática, em particularpt
dc.title.alternativeThe Memoirs of Lacroix: on public education in revolutionary France, in general, and on the teaching of mathematics, in particularen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Minas Gerais Departamento de Matemática-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia Faculdade de Ciências Integradas-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2012000400007-
dc.identifier.scieloS0103-636X2012000400007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-636X2012000400007.pdf-
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.