You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorMarturano, Edna Maria-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:39Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:39Z-
dc.date.issued2010-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 26, n. 1, p. 67-75, 2010.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8625-
dc.description.abstractVariáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.pt
dc.description.abstractVariables related to conjugal relationship and parents-children relationship can affect children's behavior. The aim of this work is to compare the reports of fathers and mothers of preschool children, with or without behavioral problems, regarding to conjugal relationship. Participants were forty-eight couples that were distributed into two groups: biological parents of children with behavior problems and biological parents of socially skillful children, according to the teachers' evaluation. The parents were individually interviewed about affection expression, conjugal communication, spouse's positive and negative characteristics, and conjugal relationship quality. It was found some results in the expected direction. Parents with a socially skillful child were more positive in relation to the conjugal communication and spouse characteristics. There were no differences in the affection expression.en
dc.format.extent67-75-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectproblemas de comportamentopt
dc.subjectrelacionamento conjugalpt
dc.subjecthabilidades sociais educativas parentaispt
dc.subjectbehavior problemsen
dc.subjectconjugal relationshipen
dc.subjectparental social educational skillsen
dc.titleRelacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolarespt
dc.title.alternativeConjugal relationship, behavior problems andpreschoolers social skillsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722010000100009-
dc.identifier.scieloS0102-37722010000100009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722010000100009.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.