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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8626
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dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorMarturano, Edna Maria-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:39Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:39Z-
dc.date.issued2002-07-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200004-
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002.-
dc.identifier.issn1413-294X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8626-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.pt
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the relationships between parenting rearing practices and child behavior problem, from the point of view of the theoretical and practical foundations of social skills training. The way parents socialize their children seems to be crucial for the promotion of socially appropriate behaviors, but families frequently come to inadvertently stimulate inadequate behavior through inconsistent discipline, low levels of positive interaction, poor monitoring and insufficient supervision. It is argued that to promote appropriate child behaviors it is necessary for parents to have abilities proper of parenting rearing practices such as to express feelings and opinions, and to set limits whereas avoiding punishment. It is concluded that parent training interventions aimed at developing educational social skills are important tools for prevention and reduction of child problem behavior, as a means to prevent academic and social difficulties in childhood and adolescence.en
dc.format.extent227-235-
dc.language.isopor-
dc.publisherPPgPsi-UFRN-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectRelacionamento pais-filhospt
dc.subjectPrática educativapt
dc.subjectProblemas de comportamentopt
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectPrevençãopt
dc.subjectParent-child relationshipen
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectProblem behavioren
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectPreventionen
dc.titlePráticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociaispt
dc.title.alternativeEducational practices and problem behavior: an analysis from the point of view of social skillsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-294X2002000200004-
dc.identifier.scieloS1413-294X2002000200004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-294X2002000200004.pdf-
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Natal)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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