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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8627
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dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorMarturano, Edna Maria-
dc.contributor.authorManfrinato, Jair Wagner de Souza-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:39Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:39Z-
dc.date.issued2005-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000200011-
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 10, n. 2, p. 245-252, 2005.-
dc.identifier.issn1413-7372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8627-
dc.description.abstractComportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente desejados e indesejados de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente desejados. O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos desejados. em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.pt
dc.description.abstractSocially desirable behaviors promote development but behavior problems prevent the access to new reinforcement contingencies that could facilitate the acquisition of relevant learning repertoires. This work investigated assessments of mothers concerning socially desirable and undesirable behaviors in children whose teachers identified as having behavior problems. The sample consisted of 24 mothers of children indicated as having behavioral problems, and 24 mothers of children indicated as presenting socially desirable behaviors. Data about children's behaviors were collected during a home interview, when the Socially Desired Behavior Questionnaire and the Rutter Scale for Parents were filled out. Results indicated more externalized behavior problems among children previously identified as having problems, but there was no group difference in socially desirable behavior. Children in both groups had high socially desirable behavior scores, thus showing behavioral resources. Nevertheless, in both groups there were children who could benefit from programs to promote more balanced social interactions in order to prevent behavioral problems.en
dc.format.extent245-252-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectproblemas de comportamentopt
dc.subjecthabilidades sociaispt
dc.subjectavaliação de comportamentos sociaispt
dc.subjectbehavior problemen
dc.subjectsocial skillsen
dc.subjectassessment of social behaviorsen
dc.titleMães avaliam comportamentos socialmente desejados e indesejados de pré-escolarespt
dc.title.alternativeMothers assess socially desirable and undesirable behavior of kindergartenersen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Engenharia de Produção-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Engenharia de Produção-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722005000200011-
dc.identifier.scieloS1413-73722005000200011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-73722005000200011.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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