You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeme, Vanessa Barbosa Romera-
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:40Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:40Z-
dc.date.issued2010-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000200005-
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Natal). PPgPsi-UFRN, v. 15, n. 2, p. 161-173, 2010.-
dc.identifier.issn1413-294X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8630-
dc.description.abstractO estudo teve por objetivos, a partir dos relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e de 20 mães de crianças sem problemas de comportamento (Grupo não clínico): a) comparar as freqüências das habilidades sociais e dos problemas de comportamento das crianças; b) descrever as situações em que as crianças apresentavam os comportamentos problema e socialmente habilidosos; c) descrever os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos; d) descrever os comportamentos dos filhos diante dos comportamentos maternos. Pré-escolares foram selecionados por professoras que responderam a uma escala e os dados foram coletados através de entrevista e de escala com as mães. Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram mais habilidades sociais e menos problemas de comportamento externalizantes que as crianças do Grupo clínico. As mães do Grupo não clínico relataram mais Habilidades Sociais Educativas Parentais de expressão de sentimentos e enfrentamento, e Comunicação e menos práticas negativas, que as mães do Grupo clínico.pt
dc.description.abstractThe study had for objectives, from the reports of 20 mothers of children with behavior problems (Clinical group) and 20 mothers of children without behavior problems (Non-clinical group): a) compare the frequencies of social skills and behavior problems of children; b) describe the situations where the children had behavior problems and social skills; c) describe the behaviors of mothers face behaviors of the children; d) describe the behaviors of children ahead of maternal behaviors. Pre-school they were selected age by teachers who responded to a scale and who were collected through interview and scale with the mothers. The results indicated that children of Non-clinical group had more social skills and fewer externalizing behavior problems than children of the Clinical group. The mothers in the Non-clinical group reported more Parental Social Educational Skills expression of feelings and coping and Communication and less negative parenting practices, than mothers of children with behavior problems.en
dc.format.extent161-173-
dc.language.isopor-
dc.publisherPPgPsi-UFRN-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecthabilidades sociais educativas parentaispt
dc.subjecthabilidades sociaispt
dc.subjectproblemas de comportamentopt
dc.subjectparental social educational skillsen
dc.subjectsocial skillsen
dc.subjectbehavior problemsen
dc.titleHabilidades Sociais Educativas Parentais e comportamentos de pré-escolarespt
dc.title.alternativeParental Social Educational Skills and behavior of preschoolersen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-294X2010000200005-
dc.identifier.scieloS1413-294X2010000200005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-294X2010000200005.pdf-
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Natal)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.