Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8633
Título: 
Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: alcance e limites
Título alternativo: 
  • Un análisis conductista de los informes verbales y las prácticas educativas de los padres: alcances y límites
  • A behavioral analysis of verbal reports and parental educative practices: scope and limits
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0103-863X
Resumo: 
  • O presente artigo discute a relevância de algumas estratégias metodológicas da Análise Aplicada do Comportamento para examinar práticas educativas parentais. Um instrumento e um conceito relacionados à coleta e análise de dados são discutidos sob a ótica teórica e aplicada: relatos verbais e análise funcional comportamental descritiva. Conclui-se que, consideradas as limitações dos relatos, as informações obtidas com essa estratégia e com a análise funcional comportamental descritiva permitem inferir algumas hipóteses sobre os comportamentos de pais e de filhos que podem ser utilizadas em ações que procuram investigar e intervir sobre os comportamentos problema e as habilidades sociais.
  • El estudio analiza la importancia de algunas estrategias metodológicas del Análisis Aplicado de la Conducta en el examen de prácticas educativas de los padres. Un instrumento y un concepto relacionados con recopilación y análisis de los datos se examinan desde la óptica teórica y aplicada: informes verbales y análisis funcional de la conducta descriptiva. Concluimos que, teniendo en cuenta las limitaciones de los relatos, el resultado obtenido con esta estrategia y el análisis funcional de la conducta descriptiva permiten algunas hipótesis sobre la conducta de los padres y los niños que pueden ser utilizados en las acciones que tratan de investigar e intervenir sobre los problemas de comportamiento y las habilidades sociales.
  • This study addresses the relevance of some methodological strategies of the Applied Behavior Analysis to examine parental educative practices. An instrument and a concept related to the data collection and analysis are discussed from a theoretical and applied perspective: verbal reports and descriptive functional behavioral analysis. The conclusion, considering the limitations of the reports, is that the information acquired using this strategy in addition to the descriptive functional behavioral analysis permitted the inference of some hypotheses concerning the behavior of parents and children, which can be used in actions aimed to investigate and intervene on behavioral problems and social skills.
Data de publicação: 
1-Ago-2009
Citação: 
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 19, n. 43, p. 239-247, 2009.
Duração: 
239-247
Publicador: 
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Palavras-chaves: 
  • relações pais-criança
  • análise do comportamento
  • comunicação verbal
  • relaciones padres-niños
  • análisis de la conducta
  • comunicación verbal
  • parent child relations
  • behavioral assessment
  • verbal communication
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200012
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/8633
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8633
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.