You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeme, Vanessa Barbosa Romera-
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorCarrara, Kester-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:40Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:40Z-
dc.date.issued2009-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200012-
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 19, n. 43, p. 239-247, 2009.-
dc.identifier.issn0103-863X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8633-
dc.description.abstractO presente artigo discute a relevância de algumas estratégias metodológicas da Análise Aplicada do Comportamento para examinar práticas educativas parentais. Um instrumento e um conceito relacionados à coleta e análise de dados são discutidos sob a ótica teórica e aplicada: relatos verbais e análise funcional comportamental descritiva. Conclui-se que, consideradas as limitações dos relatos, as informações obtidas com essa estratégia e com a análise funcional comportamental descritiva permitem inferir algumas hipóteses sobre os comportamentos de pais e de filhos que podem ser utilizadas em ações que procuram investigar e intervir sobre os comportamentos problema e as habilidades sociais.pt
dc.description.abstractEl estudio analiza la importancia de algunas estrategias metodológicas del Análisis Aplicado de la Conducta en el examen de prácticas educativas de los padres. Un instrumento y un concepto relacionados con recopilación y análisis de los datos se examinan desde la óptica teórica y aplicada: informes verbales y análisis funcional de la conducta descriptiva. Concluimos que, teniendo en cuenta las limitaciones de los relatos, el resultado obtenido con esta estrategia y el análisis funcional de la conducta descriptiva permiten algunas hipótesis sobre la conducta de los padres y los niños que pueden ser utilizados en las acciones que tratan de investigar e intervenir sobre los problemas de comportamiento y las habilidades sociales.es
dc.description.abstractThis study addresses the relevance of some methodological strategies of the Applied Behavior Analysis to examine parental educative practices. An instrument and a concept related to the data collection and analysis are discussed from a theoretical and applied perspective: verbal reports and descriptive functional behavioral analysis. The conclusion, considering the limitations of the reports, is that the information acquired using this strategy in addition to the descriptive functional behavioral analysis permitted the inference of some hypotheses concerning the behavior of parents and children, which can be used in actions aimed to investigate and intervene on behavioral problems and social skills.en
dc.format.extent239-247-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectrelações pais-criançapt
dc.subjectanálise do comportamentopt
dc.subjectcomunicação verbalpt
dc.subjectrelaciones padres-niñoses
dc.subjectanálisis de la conductaes
dc.subjectcomunicación verbales
dc.subjectparent child relationsen
dc.subjectbehavioral assessmenten
dc.subjectverbal communicationen
dc.titleUma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: alcance e limitespt
dc.title.alternativeUn análisis conductista de los informes verbales y las prácticas educativas de los padres: alcances y límiteses
dc.title.alternativeA behavioral analysis of verbal reports and parental educative practices: scope and limitsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-863X2009000200012-
dc.identifier.scieloS0103-863X2009000200012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-863X2009000200012.pdf-
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.