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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8642
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCalais, Sandra Leal-
dc.contributor.authorCarrara, Kester-
dc.contributor.authorBrum, Maiara Medeiros-
dc.contributor.authorBatista, Karen-
dc.contributor.authorYamada, Josiane Keyla-
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Roman Santos-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:42Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:42Z-
dc.date.issued2007-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2007000100008-
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 24, n. 1, p. 69-77, 2007.-
dc.identifier.issn0103-166X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8642-
dc.description.abstractA vida na universidade corresponde a um período no qual os indivíduos são expostos a influências psicossociais que podem desencadear situações estressoras, prejudicando a saúde e a qualidade de vida dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar as diferenças de sintomas, níveis e presença de stress entre calouros (n=57) e veteranos (n=48), de ambos os sexos, do curso de jornalismo de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Foi aplicado aos participantes o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Dos resultados obtidos, destacam-se: predominância de stress entre as mulheres; maior número de alunos estressados e na fase de quase-exaustão no último ano; predomínio de sintomas físicos entre calouros e psicológicos entre veteranos. Pesquisas são necessárias para elaboração de políticas institucionais que promovam condições favoráveis a um melhor desenvolvimento das potencialidades acadêmicas dos alunos.pt
dc.description.abstractUniversity life corresponds to a period in which the individuals are exposed to several psychosocial influences that can lead to stressful situations, harming the students' health and quality of life. From this perspective, the objective of the present study was to analyze the symptomatic differences, levels and the presence of stress among freshmen (n=57) and veterans (n=48), of both genders, from a Journalism course of a public university in the countryside of São Paulo State. To the participants, it was delivered the Term of Free Consent, and applied the Inventory of Symptoms of Stress for Adults of Lipp. In the obtained results, it was highlighted predominance of stress among women; a bigger number of students stressed and in the phase of barely-exhaustion in the last year; predominance of physical symptoms among freshmen and psychological ones among veterans. New researches are necessary to elaborate institutional policies that promote favorable conditions to the students' academic potentialities development .en
dc.format.extent69-77-
dc.language.isopor-
dc.publisherPPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectqualidade de vidapt
dc.subjectsaúdept
dc.subjectstresspt
dc.subjectuniversitáriospt
dc.subjectquality of lifeen
dc.subjecthealthen
dc.subjectstressen
dc.subjectcollege studentsen
dc.titleStress entre calouros e veteranos de jornalismopt
dc.title.alternativeJournalism freshmen and veterans' stressen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-166X2007000100008-
dc.identifier.scieloS0103-166X2007000100008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-166X2007000100008.pdf-
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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