You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorPaiva, Mariana Marzoque de-
dc.contributor.authorBarbosa, Caroline Garpelli-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:42Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:42Z-
dc.date.issued2009-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652009000100012-
dc.identifier.citationPsicologia Clínica. Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 169-184, 2009.-
dc.identifier.issn0103-5665-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8646-
dc.description.abstractFamílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos parecem favorecer o desenvolvimento social de seus filhos. Assim, intervir no relacionamento dos pais parece ser uma saída para minimizar indicativos de problemas de comportamento. Para uma efetiva intervenção é recomendado especificar as demandas das pessoas que procuram por atendimento, seja através da caracterização do repertório de pais e cuidadores, seja da caracterização das dificuldades e/ou habilidades das crianças e/ou adolescentes. O objetivo da pesquisa foi o de caracterizar, através de uma Entrevista Clínica Semiestruturada, queixas e dificuldades de 59 pais/cuidadores que buscaram atendimento psicológico em um Centro de Psicologia Aplicada. Os resultados principais são: a) queixas de problemas externalizantes, tais como agressividade, desobediência e birras; b) dificuldades dos pais/cuidadores quanto às habilidades envolvidas no estabelecer limites (bater e não ter consistência) e na comunicação. Discute-se a interdependência entre os comportamentos dos adultos e crianças/adolescentes e repercussões para futuras intervenções.pt
dc.description.abstractFamilies that stimulate social skills behaviors seem to favor their children's social development. Thus, to intervene in the parents' relationship seems to be a means to minimize certain behavior problems. For an effective intervention it is recommended to characterize the demands of individuals that seek assistance, be it through the characterization of the parents'/caretakers' behaviors, as well as through the characterization of the children's/adolescent's skills and/or difficulties. The objective of the research was to characterize, through a Semi-structured Clinical Interview, complaints and difficulties of 59 parents/caretakers that looked for psychological assistance in a Center of Applied Psychology. The main results are: a) complaints of externalizing problems, such as aggressiveness, disobedience and obstinacies; b) difficulties of the parents/caretakers regarding the skills involved in establishing limits (to beat the child/adolescent and not have consistency) and in communication. This paper discusses the interdependence between the adults' behaviors and the ones exhibited by children/adolescents and repercussions for future interventions.en
dc.format.extent169-184-
dc.language.isopor-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectcaracterizaçãopt
dc.subjecthabilidades sociaispt
dc.subjectproblemas de comportamentopt
dc.subjectcharacterizationen
dc.subjectsocial skillsen
dc.subjectbehavior problemsen
dc.titleProblemas de comportamento de crianças/adolescentes e dificuldades de pais/cuidadores: um estudo de caracterizaçãopt
dc.title.alternativeBehavior problems in children/adolescents and difficulties for parents/caretakers: a characterization studyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-56652009000100012-
dc.identifier.scieloS0103-56652009000100012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-56652009000100012.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia Clínica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.