Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86489
Título: 
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
Autor(es): 
Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
  • Essa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas.
  • This research has the objective to analyse the ideas and preposition of Bertolt Brechtþs didactic plays, seeking possible relation between these plays, looking at his didacticsþ principle and the conceptions that bases the alphabetizationþs process. It conducts, inictially, to a documental study of the plays, doing a raising of didacticsþprinciple that they have, following, it was composed by a view of conceptions in alphabetization in Brazil, resort to cientific works and censitary organs (IBGE) resulting in participation of three teachers that alphabetize. The construction of relation between the didacticsþ principle and the conceptions in alphabetization were establishing in and by interaction with these teachers. In this relation of dialogues developed by interview, teachers and researchers who were building, together, possibilities of reflection pedagogic practice in the alphabetizationþs process, by the didactic plays.
Data de publicação: 
2-Set-2005
Citação: 
GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
Duração: 
viii, 170 f. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Didática
  • Alfabetização
  • Peças didáticas
  • Brecht, Bertold, 1898-1956
  • Didacticþs plays
  • Alphabetization
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86489
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.