You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Lúcia Pereira-
dc.contributor.authorAranha, Maria Salete Fábio-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:43Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:43Z-
dc.date.issued2005-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722005000200011-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 21, n. 2, p. 207-215, 2005.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8650-
dc.description.abstractO presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores.pt
dc.description.abstractThis study aims to identify the occurrence of changes in a teacher's pedagogical practice during a period when a reflection about this practice was done, based on theoretical propositions of social-historical Psychology. Twenty reflexive meetings were performed with a Special Education teacher aiming to propitiate the reflection of her pedagogical practice from the analysis of recordings of occurred situations in the classroom. The fostered discussions along this study were based theoretically on aspects related to the educational and learning process. The teacher s educational actions in the attempt to verify the occurrence of changes when she analyses her pedagogical problems regarding the multi-determination of the educational and learning problems, the student's conception, the educational method, the establishment and valorization of the teacher-student relation or students' interaction. The obtained results signalized that the reflexive interaction seems to be a useful instrument for the continued formation of teachers, indicating ways to their performance.en
dc.format.extent207-215-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectformação continuadapt
dc.subjecteducação especialpt
dc.subjectintervenção reflexivapt
dc.subjectcontinued formationen
dc.subjectspecial educationen
dc.subjectreflexive interventionen
dc.titleIntervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especialpt
dc.title.alternativeReflexive intervention: instrument of the special educator's continued formationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722005000200011-
dc.identifier.scieloS0102-37722005000200011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722005000200011.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.