You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarchezan, Renata Maria Facuri Coelho [UNESP]-
dc.contributor.authorMoro, Alexsandre Escorsi Messias-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:55:44Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:19Z-
dc.date.available2016-10-25T18:55:44Z-
dc.date.issued2010-05-04-
dc.identifier.citationMORO, Alexsandre Escorsi Messias. Música e discurso: das reflexões do círculo de Bakhtin aos contos de Machado de Assis. 2010. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86535-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86535-
dc.description.abstractNesta dissertação, buscamos compreender a produtividade das ideias do Círculo de Bakhtin no exame do diálogo e da interação entre o sistema de linguagem musical e o sistema de linguagem verbal. Analisamos formas de representação do discurso musical em contos de Machado de Assis (1839-1908). Para tanto, refletimos inicialmente sobre a relação de M. M. Bakhtin (1895-1975) com a música, o seu pensamento musical e sua importância teórica para a constituição da metodologia dialógica de análise da linguagem. Como são as ideias do Círculo sobre dialogismo, discurso direto, indireto e indireto livre, polifonia, modulação tonal e sinfonismo dialógico? A partir dessas ideias, como é possível analisar os alcances objetivos do pensamento musical de Machado de Assis em seus contos? Sendo assim, expomos e comentamos a estrutura, a organização e o funcionamento do material, da forma e do conteúdo do “som significativo” representado na linguagem verbal e musical. Por meio dessa concepção bakhtiniana, estudamos os alcances de continuidades e descontinuidades materiais, formais e semânticas do pensamento musical nas relações do sujeito com os elementos de linguagem musical e verbal. Desse modo, exploramos como o discurso musical de Machado de Assis foi percebido e tratado em perspectiva literária historiográfica e musicológica. Discorremos sobre como o sujeito, o tempo e o espaço aparecem refletidos, refratados e acomodados no diálogo da literatura com a música. Também examinamos como os temas do discurso musical machadiano são modulados no gênero conto e como eles são representados em esferas de atividades da cultura musical brasileira. Por fim, analisamos a posição dialógica do sujeito autor na enunciação do discurso musical e sua condução temáticapt
dc.description.abstractIn this dissertation, we have researched the productivity of ideas from “Bakhtin’s Circle” to the examination and understanding of “dialogue” and possible interactions between verbal and musical languages. By this way, we have analyzed Machado de Assis (1839-1908)’s musical discourse representation forms in his Brazilian short stories. So, at first, we have reflected about M. M. Bakhtin’s musical language relationships answering what your musical thought is like and showing its theoretical importance to the constitution of dialogical methodology on language analysis. In other words, what the ideas from the Circle about dialogism, reported direct and indirect and free indirect speech, polyphony, tonal modulation and dialogical symphonism are like? Starting from those ideas, how is possible to analyze material objective reaches of the Machado de Assis’s musical thought in his short stories? We have exposed and commented the material structure, the formal organization and the content semantic function of the “meaningful sound” represented in verbal and musical language. Through that bakhtinian conception, we have studied material reaches, formal and semantic continuities and descontinuities of musical thought in subject’s relationships with musical and verbal language elements. We have explored how Machado de Assis’s musical discourse was first perceived and treated by historiographic literary critic and musicology perspective. We have discoursed about how subject, time and space appear contemplated, refracted and suitable in literature’s dialogue with music. We have also examined how musical themes from machadian literary discourse are modulated by short story genre and how they are represented in Brazilian culture spheres of musical activities. Finally, we have analyzed the subject author's dialogic position, his musical discourse enunciation and his thematic conductionen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent166 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAssis, Machado, 1839-1908pt
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectGramatica comparada e geral - Sintagma nominalpt
dc.subjectDialogiapt
dc.subjectSujeitopt
dc.subjectDiscurso tonalpt
dc.subjectPolifoniapt
dc.subjectModulação tonalpt
dc.subjectMusicen
dc.subjectDialogyen
dc.subjectSubjecten
dc.subjectMusical discourseen
dc.subjectPolyphonyen
dc.subjectTonal modulationen
dc.titleMúsica e discurso: das reflexões do círculo de Bakhtin aos contos de Machado de Assispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemoro_aem_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000620427-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.