You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMelchiori, Lígia Ebner-
dc.contributor.authorAlves, Zélia Maria Mendes Biasoli-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:44Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:44Z-
dc.date.issued2001-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722001000300011-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 17, n. 3, p. 285-292, 2001.-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8653-
dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi verificar o julgamento de educadoras de creche sobre os fatores que causam e/ou influenciam o temperamento e o desempenho de bebês. Vinte e uma educadoras foram entrevistadas a respeito de cada um dos 90 bebês de 4 a 24 meses sob seus cuidados, seguindo um roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que (a) as crenças das educadoras são predominantemente ambientalistas, isto é, que as educadoras atribuem influência significativa do ambiente no temperamento e desempenho dos bebês, e (b) que elas subestimam o seu papel de promotoras do desenvolvimento das crianças. A necessidade de se conhecer as crenças das educadoras para a eleboração de programas de treinamento eficazes é enfatizada.pt
dc.description.abstractThis article aims at describing the judgement of day care centers' caretakers about factors that cause or influence the babies' temperament and performance. Twenty-one caretakers were interviewed about each of the ninety babies under their care, who were 4 to 24 months old, using a semi-structured guide. The results show that the caretakers' beliefs are predominantly environmental, i.e., they attribute significant influence of the environment upon the babies' temperament and performance. They also underestimate their role as promoters of child development. It is argued for the necessity of having a deeper understanding of caretakers' beliefs in order to develop efficient training programmes for them.en
dc.format.extent285-292-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectcrençaspt
dc.subjecteducadoraspt
dc.subjectcrechept
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt
dc.subjecttemperamentopt
dc.subjectbeliefsen
dc.subjecteducatorsen
dc.subjectdaycare centeren
dc.subjectchild developmenten
dc.subjecttemperamenten
dc.titleCrenças de Educadoras de Creche Sobre Temperamento e Desenvolvimento de Bebêspt
dc.title.alternativeBeliefs of Day Care Centers' Caretakers About Babies' Temperament and Developmenten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722001000300011-
dc.identifier.scieloS0102-37722001000300011-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-37722001000300011.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Pesquisa-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.