You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8654
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAbrantes, Angelo Antonio-
dc.contributor.authorMartins, Lígia Márcia-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:26:44Z-
dc.date.available2014-05-20T13:26:44Z-
dc.date.issued2007-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010-
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 11, n. 22, p. 313-325, 2007.-
dc.identifier.issn1414-3283-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/8654-
dc.description.abstractO presente estudo coloca em questão a produção do conhecimento científico como uma das expressões da relação sujeito-objeto, analisando-a à luz da teoria materialista histórico-dialética do conhecimento. Com o objetivo de demonstrar que a interação prática do sujeito com o objeto apenas fundamenta a produção do conhecimento científico pela mediação teórica, reiteramos a importância do ensino escolar e da apropriação dos saberes historicamente sistematizados, indicando a unilateralidade presente em concepções que enfatizam demasiadamente a prática em detrimento da teoria.pt
dc.description.abstractEl presente estudio discute la producción del conocimiento científico como expresión de la relación sujeto objeto analisando la referida relación sobre la base de la teoría materialista histórico dialéctica del conocimiento. Plantea demostrar que la interacción práctica del sujeto con el objeto fundamenta la producción del conocimiento científico gracias a la mediatización teórica. El proceso de análisis afirma la importancia de la enseñanza escolar y de la apropiación de los saberes históricamente constituídos, señalando la unilateralidad presente en concepciones que destacan en demasía la práctica en detrimento de la teoría.es
dc.description.abstractThis paper discusses the process of scientific knowledge production as an expression of the subject-object relationship, analyzing the problem according to the historical dialectical materialist theory of knowledge. Pursuing the objective of showing that the practical interaction between the subject and the object only sets the bases of scientific knowledge production through theoretical mediation, we reiterate the importance of school teaching and the assimilation of historically systematized knowledge, pointing to the one-sidedness that characterizes the conceptions that overemphasize practice to the detriment of theory.en
dc.format.extent313-325-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectProdução do conhecimentopt
dc.subjectPráxispt
dc.subjectEducação escolarpt
dc.subjectProducción del conocimientoes
dc.subjectPráxises
dc.subjectEnseñanza escolares
dc.subjectKnowledge productionen
dc.subjectPraxisen
dc.subjectSchool instructionen
dc.titleA produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamentopt
dc.title.alternativeLa producción del conocimiento científico: relación sujeto objeto y desarrollo del pensamientoes
dc.title.alternativeScientific knowledge production: the subject-object relationship and thought developmenten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionNúcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationNúcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista departamento de Psicologia-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832007000200010-
dc.identifier.scieloS1414-32832007000200010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-32832007000200010.pdf-
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação-
dc.identifier.scopus2-s2.0-34848819971-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.