Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xatara, Claudia Maria [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Moraes, Adriana Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:22:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T18:55:53Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:22:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T18:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2007-01-19 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/86605 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86605 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos. | pt |
dc.description.abstract | This study starts from the proposition that the vocabulary teaching at Elementary School, unfortunately, is still a question that has not been dealed with an specific way. As a lot of pedagogical materials avaiable at the pressing marketing aim only the text comprehension, and knowing grammar points names, leaving a little gap for the lexical competence in different contexts. Even the pocket dictionaries, which should be the constant tools in the classroom, are a little used. Concerned about this context, our research is a theorical contribuition of the Lexicography and the Lexicology, in a pedagogical way and an analysis of the different tools, as books, school dictionaries.We will talk about its adjustment to the grades, besides suggesting some methodological strategies to the task with a growing lexical aquisition. | en |
dc.format.extent | 141 f. : il. + anexos | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Lingua portuguesa - Lexicografia | pt |
dc.subject | Lexicologia | pt |
dc.subject | Lexicografia | pt |
dc.subject | Léxico - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Dicitionary | en |
dc.subject | Lexical teaching | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Class book | en |
dc.title | A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | moraes_ac_me_sjrp.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000489276 | - |
dc.identifier.capes | 33004153069P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.