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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86762
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDel Re, Alessandra [UNESP]-
dc.contributor.authorCinta, Ana Paula-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:13Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:24Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:13Z-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.citationCINTA, Ana Paula. O ethos na linguagem da criança: um caminho para a identidade enunciativa. 2010. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86762-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86762-
dc.description.abstractPartindo de uma reformulação da noção de ethos proposta por Maingueneau (2008) e dos dados de uma criança (A, 20-33 meses), pretende-se desvendar a relação entre a construção da identidade e de sua própria imagem, em situações de interação com seus pais e pessoas próximas, em atividades de seu dia-a-dia. Para tanto, dentro de uma perspectiva sócio-interacionista (Bruner, 2009), verificar como se dá a relação dessa criança com a linguagem, uma espécie de espelho refletida pela língua. A linguagem da criança sempre foi alvo de especulações de toda natureza desde a Antiguidade, como apontam os relatos. Há algumas décadas, começou-se a registrar a fala de crianças em áudio e vídeo, com intervalos regulares (sessões semanais, mensais, etc.), de acordo com a intenção do pesquisador. E após registrados, esses dados eram transcritos, a fim de que pudessem ser analisados. Em meados dos anos 1980, começaram a se formar bancos de dados de crianças do mundo todo, o mais conhecido deles e que ainda é referência para os estudos na área é o CHILDES. Para o professor francês Frédéric François (2006), a criança entra na linguagem de maneiras diferentes e é porque ela já fala que pode desenvolver a linguagem. Dessa maneira, será analisada a trajetória de uma criança em particular no processo de aquisição, resultado de escolhas feitas por ela, escolhas estas que contribuíram para a formação de seu ethos (adaptamos o conceito de ethos à linguagem da criança, interpretando-o como a expressão de uma realidade, isto é, de uma visão de mundo que está sendo construída a partir de outras realidades, ou visões de mundo, que são expressas na linguagem dos adultos com os quais a criança interage.). Se houver uma boa correspondência entre a imagem que a criança faz de seu interlocutor (adulto), e vice-versa, haverá eficácia do discurso,...pt
dc.description.abstractStarting from a reformulation of the concept of ethos proposed by Maingueneau (2008) and data from a child (A., 20-33 months), we seek to uncover the relationship between the construction of identity and of its own image, in situations of interaction with his parents and friends, in activities of his day-to-day. To do so, within a sociointeractionist perspective (Bruner), verify how the child’s interface with language is, a kind of mirror reflected by language. The child’s language has always been the target of speculation from any nature since ancient times, as indicated by reports. Some decades ago, they begun to record the children’ speech in audio and video at regular intervals (meeting weekly, monthly, etc.), in accordance with the researcher’s intent. And, after registered, these data were transcribed, so that they could be analyzed. In the mid-1980s, they got to form databases of children from all over the world, CHILDES is the best known of them that it is still reference to studies in area. According to the French professor Frédéric François (2006), the child enters the language in different ways, and because it speaks, it is able to develop the language. Thus, it will be analysed a child’s particular path in the process of acquisition, the result of choices made by, which contributed for the formation of its ethos (we adapted the concept of ethos to the child`s language, interpreting it as an expression of a reality, that is, a world view that is being constructed from other realities or world views that are expressed in the adult language with whom the child interacts). If there is good correspondence between the image the child makes of itsinterlocutor (adult), and vice versa, the speech will be effective, fact from which we conclude that the discursive construction is made in a mirror game on what the speaker, eager to obtain the support of his ideas, ...(Complete abstract click electronic address below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent207 f. : tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectAquisição de linguagempt
dc.subjectEthospt
dc.subjectSócio-interacionismopt
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectChilden
dc.subjectIdentityen
dc.subjectSocio-interactionen
dc.titleO ethos na linguagem da criança: um caminho para a identidade enunciativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecinta_ap_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000621294-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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