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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86832
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Jarra, Silvana Lapietra | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:22:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T18:56:22Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:22:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T18:56:22Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-05 | - |
dc.identifier.citation | JARRA, Silvana Lapietra. Metáforas, memórias e narrativas: aproximações e distâncias na formação de professores : uma análise de narrativas de professores de artes do Programa REDEFOR. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/86832 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86832 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação analisa seis contos elaborados no âmbito de uma disciplina do Programa REDEFOR (programa de formação a distância, com alguns encontros presenciais, para professores da rede estadual paulista) e aborda a potência da Metáfora, da Memória/Esquecimento e da Narrativa de histórias pessoais e profissionais dos professores visando trazer à cena da formação a racionalidade imaginativa e o conhecimento como experiência. Neste sentido, promove aproximações entre Metáfora, Memória/Esquecimento e Narrativa com o conceito de experiência estética defendido por Dewey/Larossa/Paulo Freire. Faz emergir um pensamento vivo pela memória, pela metáfora e pela narrativa, concebendo a circularidade existente entre elas como possibilidade de alargamento da experiência de conhecimento. Reconhece o homem como ser de razão e de emoção e integra aspectos conscientes e inconscientes nos processos formativos. Utiliza como método de pesquisa a escuta psicanalítica (Freud e Lacan) e a intuição (Bergson). Faz interface entre a Arte – Educação – Psicanálise. Defende “a formação épica” (a formação pela experiência, pela metáfora, pela memória e pela narrativa) como possibilidade de romper a relação “embrutecedora” com a vida e com o conhecimento e como forma de emancipação dos “seres aprendentes e ensinantes”. Propõe uma formação que “erotize” o sujeito, produzindo sentidos que possam ser ampliados e compartilhados no encontro com o outro e com o mundo. Viver, narrar, trazer a experiência para o espaço da formação pelo viés estético, metafórico, rememorando-a, problematizando-a, reconstruindo-a, investigando-a, recriando-a, incorporando-a ou não no diálogo com outras narrativas, gerando deslocamentos no sujeito professor e, consequentemente, a transformação do currículo e da forma de conceber e ensinar artes. | pt |
dc.description.abstract | Esta tesis analiza seis historias producidas bajo un Programa REDEFOR (programa de aprendizaje a distancia con algunas reuniones presenciales para los profesores del Estado de São Paulo) y se analiza el poder de la metáfora, de la memoria/olvido y de la narración de las histórias personales y profesionales de los profesores, para llevar a la escena de la formación de los mismos, la racionalidad imaginativa y el conocimiento así como una experiencia. En este sentido, promueve las similitudes entre la metáfora, la memoria/olvido y la narrativa com el concepto de la experiencia estética defendida por Dewey/Larossa/Paulo Freire. Saca um pensamiento vivo por la memoria, por la metafora y por la narrativa de manera a concebir la circularidade entre ellos, como la posibilidad de ampliar el conocimiento. Reconoce al hombre como un ser de la razón y la emoción e integra los aspectos conscientes y inconscientes em los procesos de formación. Se utiliza como método de investigación psicoanalítica escucha (Freud y Lacan) y la intuición (Bergson). Interfaces entre las Artes – Educación – Psicoanálisis. Defiende “el entrenamiento épico” (formación por la experiência, la metáfora, por la memoria y la narración) como una posibilidad de romper el vínculo “embrutecedor” con la vida y con el conocimiento, y como una forma de emancipación de los profesores y alumnos. Propone uma formación que “erotize” el sujecto, produciendo sentidos que se pueden extender y compartir en el encuentro com el outro y con el mundo. Vivir, recuento llevar la experiencia al sesgo entrenamiento espacio estético, metafórico, recordando que, hablando se él, lo reconstruyó, investigarlo, recrearlo, la incorporación o no, en el diálogo con otras narrativas generar cambios en el profesor de la asignatura y, em consecuencia, la transformación del plano de estúdios y la forma de enseñar artes. | es |
dc.format.extent | 146 f.: il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Artes - Formação de professores | pt |
dc.subject | Metafora | pt |
dc.subject | Professores - Narrativas pessoais | pt |
dc.subject | Memória - Aspectos psicológicos | pt |
dc.subject | Metaphor | pt |
dc.title | Metáforas, memórias e narrativas: aproximações e distâncias na formação de professores : uma análise de narrativas de professores de artes do Programa REDEFOR | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | jarra_sl_me_ia.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000730844 | - |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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