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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86832
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dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorJarra, Silvana Lapietra-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:22Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:26Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:22Z-
dc.date.issued2013-08-05-
dc.identifier.citationJARRA, Silvana Lapietra. Metáforas, memórias e narrativas: aproximações e distâncias na formação de professores : uma análise de narrativas de professores de artes do Programa REDEFOR. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86832-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86832-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa seis contos elaborados no âmbito de uma disciplina do Programa REDEFOR (programa de formação a distância, com alguns encontros presenciais, para professores da rede estadual paulista) e aborda a potência da Metáfora, da Memória/Esquecimento e da Narrativa de histórias pessoais e profissionais dos professores visando trazer à cena da formação a racionalidade imaginativa e o conhecimento como experiência. Neste sentido, promove aproximações entre Metáfora, Memória/Esquecimento e Narrativa com o conceito de experiência estética defendido por Dewey/Larossa/Paulo Freire. Faz emergir um pensamento vivo pela memória, pela metáfora e pela narrativa, concebendo a circularidade existente entre elas como possibilidade de alargamento da experiência de conhecimento. Reconhece o homem como ser de razão e de emoção e integra aspectos conscientes e inconscientes nos processos formativos. Utiliza como método de pesquisa a escuta psicanalítica (Freud e Lacan) e a intuição (Bergson). Faz interface entre a Arte – Educação – Psicanálise. Defende “a formação épica” (a formação pela experiência, pela metáfora, pela memória e pela narrativa) como possibilidade de romper a relação “embrutecedora” com a vida e com o conhecimento e como forma de emancipação dos “seres aprendentes e ensinantes”. Propõe uma formação que “erotize” o sujeito, produzindo sentidos que possam ser ampliados e compartilhados no encontro com o outro e com o mundo. Viver, narrar, trazer a experiência para o espaço da formação pelo viés estético, metafórico, rememorando-a, problematizando-a, reconstruindo-a, investigando-a, recriando-a, incorporando-a ou não no diálogo com outras narrativas, gerando deslocamentos no sujeito professor e, consequentemente, a transformação do currículo e da forma de conceber e ensinar artes.pt
dc.description.abstractEsta tesis analiza seis historias producidas bajo un Programa REDEFOR (programa de aprendizaje a distancia con algunas reuniones presenciales para los profesores del Estado de São Paulo) y se analiza el poder de la metáfora, de la memoria/olvido y de la narración de las histórias personales y profesionales de los profesores, para llevar a la escena de la formación de los mismos, la racionalidad imaginativa y el conocimiento así como una experiencia. En este sentido, promueve las similitudes entre la metáfora, la memoria/olvido y la narrativa com el concepto de la experiencia estética defendida por Dewey/Larossa/Paulo Freire. Saca um pensamiento vivo por la memoria, por la metafora y por la narrativa de manera a concebir la circularidade entre ellos, como la posibilidad de ampliar el conocimiento. Reconoce al hombre como un ser de la razón y la emoción e integra los aspectos conscientes y inconscientes em los procesos de formación. Se utiliza como método de investigación psicoanalítica escucha (Freud y Lacan) y la intuición (Bergson). Interfaces entre las Artes – Educación – Psicoanálisis. Defiende “el entrenamiento épico” (formación por la experiência, la metáfora, por la memoria y la narración) como una posibilidad de romper el vínculo “embrutecedor” con la vida y con el conocimiento, y como una forma de emancipación de los profesores y alumnos. Propone uma formación que “erotize” el sujecto, produciendo sentidos que se pueden extender y compartir en el encuentro com el outro y con el mundo. Vivir, recuento llevar la experiencia al sesgo entrenamiento espacio estético, metafórico, recordando que, hablando se él, lo reconstruyó, investigarlo, recrearlo, la incorporación o no, en el diálogo con otras narrativas generar cambios en el profesor de la asignatura y, em consecuencia, la transformación del plano de estúdios y la forma de enseñar artes.es
dc.format.extent146 f.: il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArtes - Formação de professorespt
dc.subjectMetaforapt
dc.subjectProfessores - Narrativas pessoaispt
dc.subjectMemória - Aspectos psicológicospt
dc.subjectMetaphorpt
dc.titleMetáforas, memórias e narrativas: aproximações e distâncias na formação de professores : uma análise de narrativas de professores de artes do Programa REDEFORpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filejarra_sl_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000730844-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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