You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndré, Carminda Mendes [UNESP]-
dc.contributor.authorRachel, Denise Pereira-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:22Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:26Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:22Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.citationRACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer. 2013. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86833-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86833-
dc.description.abstractÉ possível atuar como artista e professor na sala de aula? Pode a sala de aula constituir-se como espaço de experimentação artística? Horizontalizar a relação professor-aluno é uma preocupação que concerne ao ensino de artes? Estas são algumas das questões que me fizeram retornar à academia, como uma possibilidade de reflexão a respeito de minha atuação como artista e educadora, como forma de organizar experiências e apreender outras concepções de arte/educação dentro e fora da instituição escolar. Desse modo, pude rever e reelaborar discussões e inquietações que surgiram desde o período em que cursava o magistério, a respeito da organização do espaço da sala de aula, das metodologias tradicionais de ensino e do lugar reservado à arte na escola. Pude também relacionar e buscar uma aproximação cada vez maior entre o meu trabalho como artista, performer integrante do Coletivo Parabelo e o ofício de professora na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo; aproximação esta permeada por uma série de conflitos, dificuldades e, ao mesmo tempo, realizações, experiências, um aprendizado que não se limita ao âmbito da academia e da escola de ensino fundamental, mas que constitui uma trajetória de vida. Para compor esta reflexão, contei com a colaboração de Naira Ciotti, a qual discute o conceito de híbrido professor-performer; Valentin Torrens, o qual traz exemplos de diferentes abordagens relacionadas à pedagogia da performance; Judit Vidiella e Fernando Hernández, que discutem a pluralidade de narrativas em torno da educação e a implicação das ideias de performance, performatividade e arte da performance em abordagens diferenciadas para o ensino/aprendizagem em artes, na constante reformulação pessoal da artista/educadora.pt
dc.description.abstractIs it possible to act like artist and teacher in classroom? Can classroom compose itself as an artistic experimental space? These are some questions that made me return for academy, as a possibility to though about my actuation like artist and educator, as a form to organize experiences and perceive other conceptions of art/education in and out of the school institution. To compose this reflection, I counted on the contribution of Naira Ciotti, with discussion about the concept hybrid teacher-performer and Valentin Torrens that brings examples of different approaches related to performance pedagogy, with constant personal reformulation of artist in relation to teacher. In this way, I could review and reframe discussions and concerns with emerges since I was in the magisterium, about organization of classroom space, traditional methodology and the place reserve for art in the school. I could also relate and seek an ever higher approach with my work as an artist, performer and member of the Collective Parabelo, and my work as teacher in municipal schools in São Paulo; this approach permeated by a series of conflicts, difficulties and at the same time, achievements, experiences, learning that is not restricted to the realm of academia and elementary school, but it is a life path. To compose this reflection, I counted on the contribution of Naira Ciotti, with discussion about the concept hybrid teacher-performer; Valentin Torrens that brings examples of different approaches related to performance pedagogy; Judit Vidiella and Fernando Hernandez, who discuss the plurality of narratives around education and the implications of the ideas about performance, performativity and performance art in different approaches to teaching/learning in the arts, with constant personal reformulation of the artist/teacher.en
dc.format.extent166 f.: il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt
dc.subjectPerformance (Arte)pt
dc.subjectProfessores de artept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPerformance artpt
dc.titleAdote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performerpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerachel_dp_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000731766-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.