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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86836
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Vieira, Alba Pedreira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Borsani, Flávia Brassarola | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:22:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T18:56:23Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:22:26Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T18:56:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-27 | - |
dc.identifier.citation | BORSANI, Flávia Brassarola. O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/86836 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86836 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo empírico é fruto de questionamentos relacionados aos processos de criação de dança surgidos ao longo de minha trajetória como bailarina, graduanda em Dança e professora, em que tive a oportunidade de participar e observar processos de criação em diferentes gêneros como coreógrafa e bailarina. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre um processo de criação em dança para compreender como o coreógrafo concebe sua obra e se relaciona com os bailarinos durante sua criação. Para tanto, foi necessário apresentar uma revisão de literatura acerca dos caminhos da história da dança ocidental organizada a partir dos seguintes autores: Bourcier (2001), Portinari (1989), Garaudy (1980), Garcia (2001), Faro (1986) e Fahlbusch (1990). revelando os papéis do bailarino e coreógrafo e as possibilidades de se criar em dança. Desta forma acompanhei o processo de criação e ensaios da obra Bachiana nº 1 do coreógrafo Rodrigo Pederneiras para a São Paulo Companhia de Dança. Como procedimentos, apliquei entrevistas semiestruturadas junto aos participantes da pesquisa (bailarinos e coreógrafo) para refletir sobre esta criação em particular, tendo em vista a relação entre coreógrafo, bailarinos e obra. Neste processo podemos observar que o coreógrafo necessitou organizar suas ideias e se relacionar com os bailarinos a fim de transmiti-las, compartilhando a criação com os mesmos e com sua assistente, para que traduzissem a sua paixão pela música e sensualidade do ato de amor que tanto almejava. Dar tempo foi necessário para que os bailarinos se familiarizassem com o estilo de Rodrigo Pederneiras, até então, só apreciado pelos mesmos e com a temática proposta por ele. | pt |
dc.description.abstract | This empirical study is the result of questions related to the process of creating dance that emerged throughout my career as a dancer, teacher and graduate student in Dance, in which I had the opportunity to participate and observe the creation processes in different genres as a choreographer and dancer. This research aimed to meditate about a process of contemporary dance creation to understand how the choreographer conceives his work, transposes ideas and relates to the dancers during its creation. To do that, it was necessary to present a literature review of organized wetern dance ways of the following authors: Bourcier (2001), Portinari (1989), Garaudy (1980), Garcia (2001), Faro (1986) e Fahlbusch (1990). Revealing then the roles of the dancer and choreographer and the possibilities of dancing creation. So I followed the creation process and tests of choreographer Rodrigo Pederneiras’s nº1 performance Bachiana to São Paulo Dance Academy. As procedure, I applied semi-structured interviews with the research participants (dancers and choreographer) to think about this particular creation, by having in mind the relationship among choreographer, dancers and the performance itself. In this process we could observe that the choreographer had to organize his ideas and relate with the dancers in order to communicate them, by sharing the creation with them and his assistant, for them to translate his passion for music and sensuality of love act which he longed for. It was needed to give a break for the dancers to get used to with Rodrigo Pederneiras’s style, which was so far appreciated only by them and with the proposed thematic by him. | en |
dc.format.extent | 196 f.: il. + 3 DVDs | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | pt |
dc.subject | Coreografos | pt |
dc.subject | Bailarinos | pt |
dc.subject | Dança moderna | pt |
dc.subject | Choreographers | pt |
dc.title | O revelar da paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo, bailarinos e obra no processo de criação do Pas de Deux de Bachiana n.1 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | borsani_fb_me_ia.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000731547 | - |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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