You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamírez, José Manuel Lázaro Ortecho [UNESP]-
dc.contributor.authorDonoso, Marília Gabriela Amorim-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:24Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:24Z-
dc.date.issued2010-09-30-
dc.identifier.citationDONOSO, Marília Gabriela Amorim. O treinamento como processo de investigação do ator-criador. 2010. 197 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86851-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86851-
dc.description.abstractExperiência prática e reflexão teórica serão acionadas nesta pesquisa a fim de verificar que contribuições o treinamento do ator pode oferecer ao processo de criação de uma obra cênica, em que se busca uma poética própria do ator, uma forma de pensar e organizar a dramaturgia e a encenação a partir da investigação do corpo. Nas últimas décadas, a noção de treinamento difundiu-se com grande força no teatro ocidental, produzindo novos estímulos a inúmeros pesquisadores da arte do ator, que utilizaram diferentes práticas, técnicas e procedimentos. Por tratarse de uma noção que abrange múltiplos campos de pesquisa, ela carrega, por vezes, ambigüidades e discrepâncias, especialmente quando é deslocada de seu contexto original ou tratada como um modelo fechado de investigação no fazer teatral. Neste sentido, esta pesquisa contextualizará, histórica e conceitualmente, uma prática de treinamento, construída a partir da metodologia do Grupo Lume Teatro, dentro de um processo de criação protagonizada pelo ator-criador, identificando que referenciais teóricos a sustentam e de que maneira os procedimentos acionados em cada etapa de trabalho influenciam a composição dramatúrgica e a encenação do espetáculo. Somado a isso, estará presente a reflexão sobre o modo como o treinamento pode fomentar a postura ética, a autonomia do ator e a potencialização do ato criativopt
dc.description.abstractPractical experience and theoretical reflection will be put in action in this research in order to verify what contributions the actor’s training can offer to the creative process of a scenic creation, where the actor looks for his own poetics, a way of thinking and organizing dramaturgy and staging through the body’s investigation. In the last decades, the conception of the actor’s training was spread with big impulse in the western theater, stimulating many theatrical researchers who made use of different practices, techniques and procedures. Considering that this concept embraces multiple fields of research, it brings, sometimes, ambiguities and discrepancies, especially when it is dislocated from its original context or treated as a closed model of investigation in the theatrical work. In this way, this research will show the historical context and the conceptions present in a training practice, constructed according to the methodology of the Lume Teatro group, within a creative process conducted by the actor-creator, identifying the theoretical references that support this practice and how the procedures put in action in this work influence the dramaturgic composition and the staging. Added to that, the reflection about the manner how the training can foster an ethical posture, the actor’s autonomy and the reinforcement of the creative acting will be present throughout this researchen
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent197 f. : il. + Acompanha DVD 687-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArtes cenicaspt
dc.subjectTeatropt
dc.subjectRepresentação teatralpt
dc.subjectCaracterização teatralpt
dc.subjectProcesso criativopt
dc.subjectTreinamento do atorpt
dc.subjectAtor-criadorpt
dc.subjectActor-creadoren
dc.subjectActor's trainingen
dc.subjectCreative processen
dc.titleO treinamento como processo de investigação do ator-criadorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filedonoso_mga_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000632361-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.