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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86856
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dc.contributor.advisorMate, Alexandre Luiz [UNESP]-
dc.contributor.authorAraújo, Alexandre Falcão de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:25Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:25Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alexandre Falcão de. O teatro político de rua praticado pelos coletivos ALMA e Dolores: estéticas de combate e semeadura. 2013. 184 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86856-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86856-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar procedimentos de teatro político de rua a partir do estudo de encenações de dois coletivos artísticos da zona leste da cidade de São Paulo: Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA) e Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Ambos os coletivos citados desenvolveram, ao longo de suas trajetórias, espetáculos teatrais criados e apresentados em espaços abertos e públicos, lugares ressignificados pelas encenações. O recorte da pesquisa encontra-se amparado, sobretudo, no relato e análise dos processos de criação e apresentação dos espetáculos A saga do menino diamante: uma ópera periférica, do coletivo Dolores, e Antes que a Terra fuja, do coletivo ALMA. Para desenvolvimento da pesquisa nos valemos dos conceitos estranhamento e gestus, na perspectiva brechtiana, e da contextualização crítica das experiências dos grupos, para evidenciar como as obras em foco interviram nos espaços de encenação, propondo não apenas a fruição estética, mas também formas de intervenção social, tanto pela transformação dos processos de apreensão do entorno, quanto pelas ações diretas, no cotidiano das comunidadespt
dc.description.abstractThis project examines political street theatre by focusing on the presentations made by two artistic groups: Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA) and Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Over the course of their artistic trajectories, both groups have developed theatre performances that are performed in open public spaces, reinterpreting the spaces through this work. This research is primarily based on accounts and analysis of the processes of creation and presentation of two works: A saga do Menino Diamante: uma ópera periférica (The Saga of the Diamond Boy: An Opera from the Periphery), by the Dolores collective, and Antes que a Terra fuja (Before the Earth Flees), by the ALMA collective. For this research, I make use of the concepts of Verfremdungseffekt and gestus, as used by Brecht, and critical contextualization of the groups’ experiences, in order to show how the works intervene in and transform the spaces where they are presented, proposing not just aesthetic enjoyment but also forms of social action, both in the process of understanding the surroundings as well as through direct actions in the daily life of communitiesen
dc.format.extent184 f. : il. + 1 CD ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeatro de ruapt
dc.subjectTeatro políticopt
dc.subjectTeatro comunitariopt
dc.subjectMeio ambiente (Arte)pt
dc.subjectStreet theaterpt
dc.titleO teatro político de rua praticado pelos coletivos ALMA e Dolores: estéticas de combate e semeadurapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filearaujo_af_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000719762-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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