Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86857
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cintra, Wagner Francisco de Araújo [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Roberto Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:22:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T18:56:25Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:22:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T18:56:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Roberto Rodrigues de. A imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatro. 2013. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/86857 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86857 | - |
dc.description.abstract | O resultado hoje apresentado pelo Grupo XPTO de Teatro é produto do amadurecimento da experiência com diferentes modalidades artísticas e da integração entre diversos meios expressivos. O procedimento integrador propõe alguns resultados, como é o caso do módulo cenográfico móvel, do figurino cenográfico, da aglutinação entre corpo do ator e estrutura do boneco, da máscara corporal e da ação cênica acrobática, dançante e cantante. Essa fusão dos meios expressivos confere certa autonomia ao artefato cênico, permitindo que este participe efetivamente da ação por meio de dispositivos que envolvem manipulação, manuseio, condução e portabilidade. Ao mesmo tempo, vincula-se a ação do ator à sua relação com o artefato cênico. É nossa intenção destacar a relação entre as origens da experiência do grupo e a concretização de sua linguagem tal como se tem hoje. Objetivamos demonstrar que o percurso histórico do Grupo XPTO de Teatro apresenta semelhanças com a sequência de transformações verificadas ao longo da história do teatro no século XX — especialmente do ponto de vista do resultado imagético obtido nos âmbitos da concepção, da execução e da recepção | pt |
dc.description.abstract | O resultado hoje apresentado pelo Grupo XPTO de Teatro é produto do amadurecimento da experiência com diferentes modalidades artísticas e da integração entre diversos meios expressivos. O procedimento integrador propõe alguns resultados, como é o caso do módulo cenográfico móvel, do figurino cenográfico, da aglutinação entre corpo do ator e estrutura do boneco, da máscara corporal e da ação cênica acrobática, dançante e cantante. Essa fusão dos meios expressivos confere certa autonomia ao artefato cênico, permitindo que este participe efetivamente da ação por meio de dispositivos que envolvem manipulação, manuseio, condução e portabilidade. Ao mesmo tempo, vincula-se a ação do ator à sua relação com o artefato cênico. É nossa intenção destacar a relação entre as origens da experiência do grupo e a concretização de sua linguagem tal como se tem hoje. Objetivamos demonstrar que o percurso histórico do Grupo XPTO de Teatro apresenta semelhanças com a sequência de transformações verificadas ao longo da história do teatro no século XX — especialmente do ponto de vista do resultado imagético obtido nos âmbitos da concepção, da execução e da recepção | en |
dc.format.extent | 151 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Grupo de Teatro XPTO | pt |
dc.subject | Teatro brasileiro | pt |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | pt |
dc.subject | Brazilian drama | pt |
dc.title | A imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatro | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | oliveira_rr_me_ia.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000725492 | - |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.