You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCintra, Wagner Francisco de Araújo [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Rodrigues de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:25Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:25Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Roberto Rodrigues de. A imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatro. 2013. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86857-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86857-
dc.description.abstractO resultado hoje apresentado pelo Grupo XPTO de Teatro é produto do amadurecimento da experiência com diferentes modalidades artísticas e da integração entre diversos meios expressivos. O procedimento integrador propõe alguns resultados, como é o caso do módulo cenográfico móvel, do figurino cenográfico, da aglutinação entre corpo do ator e estrutura do boneco, da máscara corporal e da ação cênica acrobática, dançante e cantante. Essa fusão dos meios expressivos confere certa autonomia ao artefato cênico, permitindo que este participe efetivamente da ação por meio de dispositivos que envolvem manipulação, manuseio, condução e portabilidade. Ao mesmo tempo, vincula-se a ação do ator à sua relação com o artefato cênico. É nossa intenção destacar a relação entre as origens da experiência do grupo e a concretização de sua linguagem tal como se tem hoje. Objetivamos demonstrar que o percurso histórico do Grupo XPTO de Teatro apresenta semelhanças com a sequência de transformações verificadas ao longo da história do teatro no século XX — especialmente do ponto de vista do resultado imagético obtido nos âmbitos da concepção, da execução e da recepçãopt
dc.description.abstractO resultado hoje apresentado pelo Grupo XPTO de Teatro é produto do amadurecimento da experiência com diferentes modalidades artísticas e da integração entre diversos meios expressivos. O procedimento integrador propõe alguns resultados, como é o caso do módulo cenográfico móvel, do figurino cenográfico, da aglutinação entre corpo do ator e estrutura do boneco, da máscara corporal e da ação cênica acrobática, dançante e cantante. Essa fusão dos meios expressivos confere certa autonomia ao artefato cênico, permitindo que este participe efetivamente da ação por meio de dispositivos que envolvem manipulação, manuseio, condução e portabilidade. Ao mesmo tempo, vincula-se a ação do ator à sua relação com o artefato cênico. É nossa intenção destacar a relação entre as origens da experiência do grupo e a concretização de sua linguagem tal como se tem hoje. Objetivamos demonstrar que o percurso histórico do Grupo XPTO de Teatro apresenta semelhanças com a sequência de transformações verificadas ao longo da história do teatro no século XX — especialmente do ponto de vista do resultado imagético obtido nos âmbitos da concepção, da execução e da recepçãoen
dc.format.extent151 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGrupo de Teatro XPTOpt
dc.subjectTeatro brasileiropt
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt
dc.subjectBrazilian dramapt
dc.titleA imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileoliveira_rr_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000725492-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.