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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86872
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dc.contributor.advisorBolognesi, Mario Fernando [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Anderson de Souza Zanetti da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:27Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson de Souza Zanetti da. A estética da subjetividade rebelde na poética teatral do oprimido. 2008. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86872-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86872-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo delinear a estética do oprimido e seu caráter de subjetividade rebelde presente no interior da poética teatral construída por Augusto Boal. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes: a discussão sobre o contexto histórico-cultural do início de Boal no teatro; suas experiências teatrais na América Latina e Europa; e os escritos do teatrólogo que se aproximam da literatura marxista e psicanalítica vista pelo filósofo Herbert Marcuse. Com isso, ao revelar o caráter rebelde da subjetividade de seu protagonista, a poética teatral do oprimido transforma-se em uma forma artística eficaz no combate a opressão do homem pelo homem. Ao consolidar a subjetividade rebelde na poética de Boal, o Teatro do Oprimido traz à luz as origens sociais das opressões psicológicas.pt
dc.description.abstractThis research has the purpose to delineate the opressed aesthetic and its rebel subjective quality character present inside the theatrical poetics made by Augusto Boal. In order that, this research is devided in three parts: the argument about the historical and cultural context at the begining of Boal theatrical experience; his theatrical experiences in Latin America and Europe; and his written which the approach come close to marxist literature and psychoanalytic thought discussed by Herbert Marcuse. During the revelation of the rebel subjective quality character of its protagonist, the opressed theatrical poetic transforms itself in a efficient artistic way to fight against the opression from man to man. Consolidating the rebel subjective in Boal's poetic, the Opressed Theatre brings to light the social origins of the psycological pressures.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent147 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBoal, Augusto, 1931-pt
dc.subjectMarcuse, Herbert, 1898-1979pt
dc.subjectTeatro - Brasilpt
dc.subjectComunismopt
dc.subjectPsicanalisept
dc.subjectTeatro do oprimidopt
dc.titleA estética da subjetividade rebelde na poética teatral do oprimidopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_asz_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000583763-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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