You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima., Reynúncio Napoleão de [UNESP]-
dc.contributor.authorCarleto, Simone-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:28Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:28Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCARLETO, Simone. Teatro União e Olho Vivo: cultura tradicional e arte popular. 2009. x, 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86879-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86879-
dc.description.abstractNa presente pesquisa proponho a reflexão sobre a presença de manifestações da cultura popular tradicional como o bumba-meu-boi, o circo, a literatura oral e de cordel, nas obras do grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, como elementos estruturais na abordagem de temas de relevância social, tais como greves, conflitos de classe, étnicos e religiosos, alienação. São tomados como base os textos O Evangelho segundo Zebedeu, 1970 e Bumba, meu queixada, 1978; obras representativas dos mais de 40 anos de atividades do grupo nas periferias de São Paulo. Discuto questões significativas para subsidiar o interesse sobre o conceito e prática do Teatro Popular postulado pelo grupo, estabelecendo nexos entre cultura popular tradicional, teatro popular e consciência crítica. Além disso, são abordados aspectos como as formas de produção artística, envolvendo o público ao qual se destina, os locais das apresentações e os elementos que caracterizam a formação do grupo. A atividade do TUOV é uma alternativa significativa de resistência à cultura de massa e o capitalismo pós-moderno, por socializar conhecimento e difundir práticas humanísticas com sua arte teatral. O grupo tem organização semelhante aos grupos de cultura tradicional das comunidades, em que o popular é entendido no sentido de participar da criação, manutenção e divulgação da obra artística.pt
dc.description.abstractIn this research I propose a reflection on the presence of manifestations of popular culture like the traditional bumba-meu-boi, the circus, oral literature and cordel literature, in the works of the group Teatro Popular União e Olho Vivo, as structural elements in addressing issues of social relevance, such as strikes, conflicts of class, ethnics and religious, alienation. Are taken as base the texts O Evangelho segundo Zebedeu, 1970 and Bumba, meu queixada, 1978; representative works of more than 40 years of activities of the group in the outskirts of São Paulo. I discuss significant issues to subsidize the interest on the concept and practice of the Popular Theater postulated by the group, establishing linkages between traditional popular culture, popular theater and critical conscience. Furthermore, are approached aspects such as forms of artistic production, involving the public wich is intended, the locations of the presentations and the elements that characterize the formation of the group. The activity of TUOV is a significant alternative to resistance to culture of mass and post-modern capitalism, for socializing knowledge and disseminate humanistic practices with their theater art. The group is organized similarly to groups of traditional culture of the communities, in which the popular is understood in the sense of participate of the creation, maintenance and dissemination of artistic work.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extentx, 137 f.: il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeatro União e Olho Vivo - Históriapt
dc.subjectTeatro popularpt
dc.subjectTeatro brasileiropt
dc.subjectCultura tradicionalpt
dc.subjectPopular theateren
dc.subjectTraditional cultureen
dc.titleTeatro União e Olho Vivo: cultura tradicional e arte popularpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarleto_s_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000595554-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.