Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86880
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Reynúncio Napoleão de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Rezende, Wilton Carlos Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:22:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T18:56:28Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:22:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T18:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-07 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Wilton Carlos Amorim. Teatro Ventoforte de 1985 a 1995: a formação de um artista e arte-educador. 2009. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/86880 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86880 | - |
dc.description.abstract | Teatro Ventoforte de 1985 a 1995 – a formação de um artista e arte-educador, dissertação de Mestrado de Wilton Carlos Amorim Rezende, sob a orientação do Prof. Dr. Reynúncio Napoleão de Lima, tem como objetivo uma reflexão a respeito da formação artística e pedagógica proporcionada pelo grupo Teatro Ventoforte. Para tanto, o primeiro capítulo expõe influências que precederam à criação do Teatro Ventoforte e sua origem com a montagem de História de lenços e ventos, em 1974. O capítulo, ainda trata da mudança para São Paulo em 1980 e a instalação do grupo na atual sede no Parque do Povo a partir de 1985. Já o segundo capítulo aborda a poética e pedagogia do grupo, analisando a linguagem do Ventoforte dividida em quatro pontos: a narrativa, o teatro de boneco, a festa popular e os contos de fada no processo criativo do Teatro Ventoforte. O terceiro capitulo toma como base a própria experiência do autor junto ao Ventoforte em sua formação e atuação como artista e educador. A formação artística apresenta quatro processos de criação de espetáculos e a formação pedagógica três projetos de arte-educação e uma reflexão que aproxima a prática do Ventoforte aos postulados teóricos do Professor Paulo Freire. Para a elaboração do trabalho, foram desenvolvidos conceitos relativos às linguagens artísticas, em especial ao teatro, e à pedagogia no ensino das artes, elementos que constituem a prática e poética do grupo desenvolvida durante os seus mais de trinta anos de atividades. Ao analisar os elementos constitutivos do objeto estudado, o texto procura mostrar que o Teatro Ventoforte mantém a opção por um trabalho construído coletivamente que tem o ser humano e seu desenvolvimento integral como principal foco. | pt |
dc.description.abstract | Teatro Ventoforte from 1985 to 1995 - the formation of an artist and art-educator master dissertation of Wilton Carlos Amorim Rezende, under the guidance of Prof. Dr. Reynúncio Napoleão de Lima, is targeting a reflection on the artistic and pedagogical training supplied by the Group Teatro Ventoforte. For both, the first chapter displays influences that preceded its creation and its origin with the assembly Story of Scarves and Winds in 1974. The chapter also points out the move to São Paulo in 1980 and the settlement in the group's current headquarters in Parque do Povo from 1955 on. The second chapter discusses the poetics and pedagogy of the group analyzing the language of Ventoforte divided into four sections: the narrative, the puppet theater, the folk feasts and fairy tales in the creative process of Teatro Ventoforte. The third chapter builds on the creator’s own experience with Ventoforte in his training and performance as an artist and educator. The training presents four artistic processes of creating shows, pedagogical training, three projects of art education, and a consideration that shows Ventoforte resemblance to the theoretical postulates of Professor Paulo Freire. For the present work, concepts were developed, being them related to language arts, especially theater, and pedagogy in art education, elements that constitute the practice and poetics of the group, developed during its more than thirty years of activities. By analyzing the components of the studied object, the text aims to show that Teatro Ventoforte retains the option for such work that has collectively built the human being, in his/her and integral development, as the main focus. | en |
dc.description.sponsorship | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.format.extent | 201 f. : il. + 1 DVD + 1 CD | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Teatro - Brasil - História | pt |
dc.subject | Arte - Educação | pt |
dc.subject | Ação cultural | pt |
dc.subject | Teatro e sociedade | pt |
dc.subject | Teatro Ventoforte | pt |
dc.subject | Theater Ventoforte | en |
dc.title | Teatro Ventoforte de 1985 a 1995: a formação de um artista e arte-educador | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | rezende_wca_me_ia.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000619512 | - |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.