You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Berenice Albuquerque Raulino de [UNESP]-
dc.contributor.authorHecker, Heloísa Hirai-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:29Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:29Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationHECKER, Heloísa Hirai. Alfredo Mesquita: Teatro e crítica na São Paulo de 1940 a 1960. 2009. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86884-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86884-
dc.description.abstractAlfredo Mesquita (1907-1986), mecenas das artes cênicas e criador da EAD, Escola de Arte Dramática de São Paulo, iniciou seu trabalho de renovação teatral com o GTE, Grupo de Teatro Experimental. Seguiram-se empreendimentos como a revista Clima e a livraria Jaraguá. O presente trabalho procura focalizar a trajetória e a produção de Alfredo Mesquita no período de 1940 a 1960, dispondo a cidade de São Paulo como um cenário para a sua iniciativa de modernização. Das tramas experimentadas por Mesquita - em que aparecem imbricadas a vida, os contos, as peças - interessa-nos trazer à tona sua postura de classe, sua posição política, seus pontos de vista, os impasses e os dilemas vividos como elementos do processo de construção de identidade teatral no período estudado. A pesquisa apoia-se em textos históricos e críticos, e tem como centro as próprias obras de Alfredo Mesquita: livros, relatos de viagens, peças teatrais - conjunto este não anteriormente submetido ao estudo acadêmico.pt
dc.description.abstractAlfredo Mesquita (1907-1986), art patron and founder of the EAD, Escola de Arte Dramática de São Paulo, started his work on theatrical renewal with the GTE, Grupo de Teatro Experimental. Other relevant projects came after, such as Clima review and the bookstore Jaraguá. This paper focus on Alfredo Mesquita's work life and production from 1940 to 1960, and having the city of São Paulo as the background for his initiative to make the relevant changes in the way theater was being made. From all Mesquita's experimentations and projects, among tales and plays, our goal is to bring to surface his class posture, his political stand, his points of view, his problems and dilemmas; they all come together as elements to build a theatrical identity from 1940 to 1960. Historical and critical texts are the basis of this research and Alfredo Mesquita's own productions - books, travel journals, and plays - are studied, here, for the first time.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent100 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMesquita, Alfredo, 1907-1986pt
dc.subjectTeatro brasileiro - História e críticapt
dc.subjectTeatro brasileiro - Séc. XX - História e críticapt
dc.subjectIntelectuais - Brasilpt
dc.subjectRenovação teatralpt
dc.subjectTheatrical renewalen
dc.titleAlfredo Mesquita: Teatro e crítica na São Paulo de 1940 a 1960pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehecker_hh_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000603943-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.