You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86910
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorGorgueira, Eleni Bambini-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:32Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:32Z-
dc.date.issued2009-02-19-
dc.identifier.citationGORGUEIRA, Eleni Bambini. Arte e formação de educadores: metodologia para compreender e dizer. 2009. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86910-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86910-
dc.description.abstractEsta dissertação foi elaborada a partir de uma pesquisa junto a alunos de Pedagogia que apresentavam dificuldades para a construção de um discurso autônomo sobre os temas pedagógicos analisados no processo de formação inicial. Participaram 34 estudantes de uma faculdade privada paulista, do município de Osasco. A pesquisa de campo ocorreu no período de um semestre, o primeiro de 2007 e a organização e análise das informações levantadas estenderam-se por 2007 e 2008. O tema pedagógico selecionado para a experiência de formação que se constituiu como foco da pesquisa foi gestão democrática. E a metodologia de formação assumida contou com a abordagem do tema por meio de diferentes discursos e linguagens artísticas para ampliar condições de reflexão. Os estudantes analisaram textos pedagógicos, textos filosóficos e diversas linguagens artísticas, como poesia, música, cinema, fotografia e reprodução de pinturas. Como resultado, constatou-se que os alunos apropriaram - se dos conteúdos trabalhados, articulando a teoria e a prática durante as aulas e expressando a capacidade de elaboração de um discurso mais autêntico, mais autônomo do que vinham demonstrando anteriormente. Outra grande conquista foi perceber que linguagens artísticas desconhecidas até então pelos alunos podem ser aprendidas e utilizadas, enriquecendo sua capacidade de pensamento e expressão no processo de descoberta de sentidos sobre os temas pedagógicos.pt
dc.description.abstractThis thesis was developed from an experiment conducted with students in the pedagogy course, which presented difficulties for the construction of an autonomous discourse about themes discussed in the process of initial training. 34 students from a private college in Osasco (SP) attended this experiment. The fieldwork took place in the first semester of 2007, and the information analysis and organization runs for 2007 and 2008. The theme selected for the experience of training, that is the focus of the research, was democratic management. And the chosen method of training counted on the approach of the theme through different discourses and artistic languages to extend terms of reflection. Students analyzed educational texts, philosophical texts and various artistic languages, such as poetry, music, cinema, photography and reproduction of paintings. As a result, it was found that the students assumed the content worked, linking the theory and practice during class and expressing the ability of developing a speech more authentic, more autonomous than had previously demonstrated Another great achievement was to realize that some artistic languages previously unknown to the students can be learned and used, enriching its capacity of thought and expression in the process of discovery meanings about educational issues.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent125 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArtespt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectLinguagenspt
dc.subjectGestão democráticapt
dc.subjectDiscursospt
dc.subjectArtsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleArte e formação de educadores: metodologia para compreender e dizerpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegorgueira_eb_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000627548-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.