You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFilho, João Cardoso Palma [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Luciana Calegari Santos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:33Z-
dc.date.issued2012-06-26-
dc.identifier.citationLIMA, Luciana Calegari Santos. Expressando-se: uma interface do ensino de artes visuais com a musicalidade. 2012. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86914-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86914-
dc.description.abstractA música é uma das formas de linguagem presentes na vida humana, desde a préhistória. Vários são os estudos a respeito da origem dos efeitos sonoros sobre o ser humano, sabe-se que o homem fazia música em seus rituais de caça e adoração. Objetivo: pesquisar como o ensino de História da Arte com o recurso da musicalidade com as crianças influencia na aprendizagem significativa. Método: Pesquisa descritiva, qualitativa realizada com as séries iniciais de uma escola da rede privada de ensino da cidade de São Paulo, em 2008. Resultados: Pelo estudo realizado, percebeu-se a importância da atuação do professor que busca provocar nos alunos um entendimento sobre a área de conhecimento, baseada nas experiências vividas em salas de aula; e esta atuação distingue-o do professor tradicional; e os alunos não precisam ter um conhecimento prévio da obra de Arte, mas, é importante que a vivência seja provocada para que, além da Experiência, tenham uma vivência sonora e visual, para que haja a aprendizagem em Artept
dc.description.abstractMusic is one of the language forms that have been present in human life since Prehistoric times. There are several studies about the origin of the sound effects on human beings; it is known that man created music in their hunting rituals and worship. Objective: To investigate how musical resources added to Art History teaching influences students’ meaningful learning. Method: A descriptive, qualitative study was conducted with the initial series of a private school in the city of Sao Paulo in 2008. Results: Through this research, based on classroom experiences, it was observed that the performance of the teacher who motivates students towards significant learning is of great importance; and that this practice differs from traditional practices; that students do not necessarily have to possess a prior knowledge of a work of Art, but it is important to activate a connection of it to sounds and visuals stimuli, so that besides the Experience, they can have an auditory and visual involvement, and thus, learn Arten
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent109 f. : il. + 1 CD-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectProfessores de artept
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectArte - Historiapt
dc.subjectAlunospt
dc.subjectArt - Study and teachingen
dc.subjectArt teachersen
dc.subjectMusic - Instruction and studyen
dc.subjectSchool childrenen
dc.titleExpressando-se: uma interface do ensino de artes visuais com a musicalidadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_lcs_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000702650-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.