You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Rejane Galvao [UNESP]-
dc.contributor.authorPinto, Júlia Rocha-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:34Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:28Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:34Z-
dc.date.issued2012-08-03-
dc.identifier.citationPINTO, Júlia Rocha. Processos avaliativos em mediação cultural: a postura reflexiva das ações educativas. 2012. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86929-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86929-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco as práticas avaliativas realizadas por setores educativos de museus de arte e instituições culturais. A fundamentação teórica parte da intersecção dos campos da educação e da arte-educação, sobretudo no que tange à educação não formal realizada em espaços expositivos. Foram realizadas visitas e entrevistas com coordenadores de setores educativos de quatro instituições da cidade de São Paulo: Paço das Artes, Museu de Arte de São Paulo, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esta pesquisa exploratória possibilitou um entendimento de como os setores educativos estão realizando a reflexão de suas ações educativas e como estas práticas podem influenciar o processo de atendimento ao público. A experiência da avaliação como reflexão do processo educativo realizado em espaços culturais foi também vivenciada pela pesquisadora junto à equipe do Pavilhão das Culturas Brasileiras em São Paulo, onde foram pensadas estratégias articuladas através de relatos da mediação cultural por parte dos sujeitos envolvidos. Como resultados da pesquisa, aprendi que a avaliação das ações educativas deva ser reflexiva no seu processo, para que possa desempenhar uma função transformadora e construtiva da própria mediação culturalpt
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco as práticas avaliativas realizadas por setores educativos de museus de arte e instituições culturais. A fundamentação teórica parte da intersecção dos campos da educação e da arte-educação, sobretudo no que tange à educação não formal realizada em espaços expositivos. Foram realizadas visitas e entrevistas com coordenadores de setores educativos de quatro instituições da cidade de São Paulo: Paço das Artes, Museu de Arte de São Paulo, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esta pesquisa exploratória possibilitou um entendimento de como os setores educativos estão realizando a reflexão de suas ações educativas e como estas práticas podem influenciar o processo de atendimento ao público. A experiência da avaliação como reflexão do processo educativo realizado em espaços culturais foi também vivenciada pela pesquisadora junto à equipe do Pavilhão das Culturas Brasileiras em São Paulo, onde foram pensadas estratégias articuladas através de relatos da mediação cultural por parte dos sujeitos envolvidos. Como resultados da pesquisa, aprendi que a avaliação das ações educativas deva ser reflexiva no seu processo, para que possa desempenhar uma função transformadora e construtiva da própria mediação culturalen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent125 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectMuseus - Aspectos educacionaispt
dc.subjectArt - Study and teachingen
dc.subjectMuseums - Educational aspectsen
dc.titleProcessos avaliativos em mediação cultural: a postura reflexiva das ações educativaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepinto_jr_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000702870-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.