You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86943
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonforte, Luiz Guimarães [UNESP]-
dc.contributor.authorCoelho, André Leite-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:36Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:36Z-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.citationCOELHO, André Leite. Antotipia: processo de impressão fotográfica. 2013. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes do Planalto, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86943-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86943-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito investigar uma técnica de impressão fotográfica chamada antotipia. Praticamente esquecida pela história da fotografia, a antotipia se vale de fotossensibilidade dos pigmentos vegetais contidos nas flores para produzir impressões que se caracterizam por sua qualidade monocromática, baixa gama de contraste e efemeridade. A partir da perspectiva historiográfica de Walter Benjamin, testemunhos como manuais de fotografia e artigos científicos oriundos do século XIX são observados, criticados e analisados historicamente. Os procedimentos artesanais envolvidos na prática da antotipia são então testados e organizados numa metodologia prática, de modo a resgatar este processo de impressão para o contexto contemporâneo. Os conteúdos estudados ao longo da pesquisa são então interpretados e traduzidos visualmente na série de fotografias impressas em antotipia chamado Atlas Oblivionept
dc.description.abstractThis research has the purpose of investigate a photographic printing technique called anthotype. Pratically olivious to the History of Photography the anthotype uses the photosensitivity of vegetable dyes found in flowers to produce prints notable by its monochromatic quality, low range of contrast and ephemerality. Based on the historiographical perspective formulated by Walter Benjamin, evidences as photographic manuals and scientific papers from the nineteenth century are historically observed, criticized and analyzed. The handmade proceidures involved on the anthotype are tested and organized in a practical metodology in order to rescue this photographic printing process from oblivion to the contamporaneity. The subjects studied throughout the research are then interpreted visually in the series of anthotype photographs named Atlas Oblivioneen
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent85 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBenjamim, Walterpt
dc.subjectFotografia de artept
dc.subjectFotografia - Processos de impressãopt
dc.subjectMemoria (Filosofia)pt
dc.subjectEsquecimentopt
dc.subjectPhotography - Printing processespt
dc.titleAntotipia: processo de impressão fotográficapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecoelho_al_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000717351-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.