You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKhouri, Omar [UNESP]-
dc.contributor.authorWatanabe, Edna Atsué-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:37Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:37Z-
dc.date.issued2009-06-22-
dc.identifier.citationWATANABE, Edna Atsué. Vozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandres. 2009. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86950-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86950-
dc.description.abstractA proposta desta dissertação foi estudar as bases teóricas e os princípios formais apresentados no “Plano-piloto para a Poesia Concreta”, 1958, que foi publicado em Noigandres 4 pelos poetas Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, os quais conceberam a poesia como “uma arte geral da palavra” e “o espaço gráfico como elemento constitutivo estrutural do poema”. A partir dos conceitos da semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, pretendeu-se compreender a forma como uma estrutura em movimento ou isomorfismo estrutural, que foi desenvolvido pelo grupo Noigandres na sua fase ortodoxa, entre 1955 a 1959, quando predominaram a forma geométrica e a matemática da composição. Finalmente, foram analisados cinco poemas representativos da Poesia Concreta Paulista elaborados entre 1955 a 1959.pt
dc.description.abstractThe proposal of this dissertation was to study the theoretical basis and formal principles set forth in the “Pilot-Plan for Concrete Poetry”, 1958, published in Noigandres 4 by the concrete poets Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, who used to conceptualize poetry as the “general art of the word” within which “the graphic space acts as structural agent of poem”. On the basis of Charles Sanders Peirce´s semiotics, we have hereby undertook to understand the concept of form as structural movement or structural isomorphism that has been worked out by the group Noigandres in their orthodox phase, between 1955 and 1959, when the geometric form and the mathematics of composition used to prevail in their poetry. Accordingly we have analyzed five representative poems by Concrete Poets from São Paulo, that were written by then.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent110 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPignatari, Décio, 1927-pt
dc.subjectCampos, Augusto de, 1931-pt
dc.subjectCampos, Haroldo de, 1929-2003- Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectPoesia concreta brasileira - história e críticapt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectFormapt
dc.subjectConcrete Poetryen
dc.subjectFormen
dc.subjectSemioticsen
dc.titleVozes das formas na poesia concreta do Grupo Noigandrespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filewatanabe_ea_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000603925-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.