You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFilho, João Cardoso Palma [UNESP]-
dc.contributor.authorLara, Rosangela de Souza Bittencourt-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:38Z-
dc.date.issued2009-06-19-
dc.identifier.citationLARA, Rosangela de Souza Bittencourt. Avaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliação. 2009. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86960-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86960-
dc.description.abstractO presente estudo teve com objeto a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de Arte no ensino fundamental. Buscou-se colocar em discussão algumas representações de professores de Arte da rede escolar SESI-SP sobre a avaliação nesse campo de conhecimento. A intenção foi dar visibilidade ao lugar ocupado pelo aluno nas avaliações escolares, ao seu “trabalho” no processo de aprendizagem de Arte e, portanto, discutir relações de poder presentes no ato avaliativo e as possíveis formas de superá-las. O ensino de Arte é considerado nesta pesquisa como terreno fértil para o desenvolvimento de uma avaliação formativa. Foram abordadas concepções de avaliação presentes na prática educativa, explicitando suas origens no contexto histórico, com maior ênfase para a avaliação formativa, compreendendo-a como não como mero instrumento, mas como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem. Fatores históricos tanto do campo da educação como do ensino de Arte e da avaliação foram colocados em discussão, evidenciando-se o lugar social ocupado pela maioria dos jovens no processo educacional, em virtude do modelo social adotado e do embate entre distintos projetos políticos para a sociedade brasileira. O caminho metodológico adotado neste estudo é o da pesquisa qualitativa, tendo em vista a complexidade do campo da avaliação.pt
dc.description.abstractThis study had as subject the assessment in Art teaching and learning process at basic teaching. Some Art teachers’ representations at SESI-SP School about assessment were discussed at this knowledge subject. The objective was to get vision to the place occupied by students at the scholar tests, to their work in the Art teaching and so discussing power relationships presenting at the assessment action and the possible forms to exceed them. Art teaching is considered in this research like a fertile field to develop an upbringing assessment. Presenting assessment conceptions were discussed at the educative practice, explaining their origins at the historical context, giving emphasis to upbringing assessment, trying to understand it not only like an instrument but also like one of the objectives of the teaching and learning process. Historical factors in education, at Art teaching and at the assessment were discussed, taking place to the major of the guys at the educational process, due to the social model adopted and the distinctive political projects to Brazilian society. The methodologycal way adopted at this study is the qualitative research because of the complexity of the assessment subject.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent130 f.: il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte - Educaçãopt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectAvaliação formativapt
dc.subjectEnsino de artept
dc.subjectAvaliação da aprendizagem em artept
dc.subjectUpbring assessmenten
dc.subjectEducational evaluationen
dc.subjectArt teaching and at the assessmenten
dc.titleAvaliação do ensino e aprendizagem em arte: o lugar do aluno como sujeito da avaliaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelara_rsb_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000595551-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.