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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86968
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Broggiato, Fernando Cidade | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:22:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T18:56:39Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:22:29Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T18:56:39Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-17 | - |
dc.identifier.citation | BROGGIATO, Fernando Cidade. Pintura e objeto. 2011. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/86968 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86968 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata de como a pintura, no decorrer do século XX, deixou de ser vista como um espaço virtual, ilusionista, para ser concebida em sua literalidade, como uma superfície plana. Esta pesquisa tem dois resultados distintos: a produção, entre 2009 e 2011, de uma série de pinturas e o desenvolvimento de um texto. O texto, por sua vez, é dividido em duas partes: na primeira, apresento e procuro analisar minha obra pictórica recente, e na segunda, desenvolvo, em três capítulos, reflexões sobre a relação entre o espaço da pintura, o espaço do teatro e o espaço dos objetos comuns, destacando a influência que os readymades de Marcel Duchamp e o minimalismo norte-americano exercem sobre a pintura contemporânea. Nesse contexto, analiso visões dos críticos Michael Fried, Clement Greenberg, Ferreira Gullar, Leo Steinberg e Alberto Tassinari | pt |
dc.description.abstract | This dissertation discusses how the art of painting, during the twentieth century, ceases to be seen as a virtual illusionist space, to be conceived in a literal way, as a flat surface. This research has two distinct outcomes: the production of a series of paintings (between 2009 and 2011) and also the development of a text. The text, in turn, is divided in two parts: in the first part I present and try to analyze my recent pictorial work; in the second part, which is divided in three chapters, I reflect upon the relationship between the space of painting, the theater space and the space of common objects, highlighting the influence of Marcel Duchamp’s readymades and North-American minimal art on contemporary painting. In this context, I analyze the views of the critics Michael Fried, Clement Greenberg, Gullar, Leo Steinberg and Alberto Tassinari | en |
dc.format.extent | 150 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Arte | pt |
dc.subject | Pintura | pt |
dc.subject | Minimalismo | pt |
dc.subject | Cor | pt |
dc.subject | Painting | en |
dc.subject | Color | en |
dc.subject | Readymade | en |
dc.subject | Minimalist art | en |
dc.title | Pintura e objeto | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | broggiato_fc_me_ia.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000674762 | - |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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