You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSogabe, Milton Terumitsu [UNESP]-
dc.contributor.authorTravisani, Tatiana Giovannone-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:29Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:41Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.identifier.citationTRAVISANI, Tatiana Giovannone. Imagem digital em movimento. 2008. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86983-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86983-
dc.description.abstractEste trabalho reúne análises sobre as imagens digitais com questões estruturais e poéticas do movimento, fazendo um levantamento histórico e artístico desde os primeiros experimentos em cronofotografia, até as manifestações atuais, do universo digital, que incorporam o movimento como temática. A imagem digital tratada não é de cunho sintético, mas sim que passou por algum processo de captura analógica, por meio de câmeras, e após isso, foi digitalizada. A partir daí, a pesquisa reflete as transformações estéticas e sinestéticas que as imagens podem sofrer de acordo com as possibilidades oferecidas pela tecnologia digital. Procuramos discutir os processos e precedimentos artísticos sob a luz desse caráter tecnológico, em que as imagens ganham novas formas dinâmicas e novos padrões de movimento. Buscamos incluir os principais fatores que são singulares ao universo digital e permitem concepções artísticas inovadoras através das novas mídias surgidas. Entre as características estão a convergência, desmaterialização, ubiqüidade e a replicabilidade dos remixes e samplers. Três obras foram discutidas com maior profundidade por oferecerem suporte conceitural, visual e nova proposta estética: Stop Motion Studies (David Crawford), Soft Cinema (Lev Manovich) e as Live Images (Luiz Duva). Durante a pesquisa, a autora também elaborou três obras construídas em momentos distintos, que acompanhavam os questionamentos feitos ao longo do processo: convergência, gradeativa e passagens. As obras sugerem um estreitamento intenso entre arte e pesquisa, pratica e teoria, no intuito de atingir complexidade sobre o tema, para contribuir com estudos contemporâneos sobre as manifestações artísticas nas novas mídias.pt
dc.description.abstractThis work analyses the digital under the structural and poetical issues of the movement, making a historical and artistic retrospective since the first experiments in cronophotography, to the current manisfestations of the digital universe, that incorporate the movement as thema. The treated digital image is not asynthetic matrix, but the one that passed for some process of analogical capture by cameras and then digitalized. Further on, the research reflects about the aesthetic and synesthesic transformations that images can receive with possibilities offered by the digital technology. We look for debate the processes and artistic procedures and its techological features, when the images gain new dynamic forms and new standards of movement. We try to include the main factors that are singular to the digital universe and allow innovative artistic comceptions through the new appeared medias. Some of the features are the convergence, dematerialization, ubiquity and the replicability of remixes and samplers. Three artistic creation had been deeply analysed because of its conceptual visual and new aesthetic proposal support: Stop Motion Studies (David Crawford), Soft Cinema (Lev Manovich) and the Live Images (Luiz Duva). During this work, the author also elaboreted three creactions built in different times, that accompany the debates made throughout the process: Convergência, Gradeativa and Passagens. These creations suggest an intense relationship between aty and research, practical and theory in intention to reach complexity on the subject, to contribute with contemporaneous studies on artistic manisfestations in the new medias.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent106 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectImagens digitaispt
dc.subjectArte e tecnologiapt
dc.subjectNovas mídiaspt
dc.subjectImagem-movimentopt
dc.subjectImagem digitalpt
dc.subjectMovement imagesen
dc.subjectDigital imagesen
dc.titleImagem digital em movimentopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filetravisani_tg_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000559356-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.