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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86985
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dc.contributor.advisorTirapeli, Percival [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Raquel Lambert de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:41Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:30Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:41Z-
dc.date.issued2007-05-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa Raquel Lambert de. O vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890. 2007. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, campus de São Paulo, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86985-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86985-
dc.description.abstractO objetivo primordial dessa pesquisa é examinar a representação pictórica e fotografica do negro no Brasil. O uso da indumentária retrada serviu como refêrencia principal na observação e análise das imagens. Foram estudadas obras realizadas durante o periodo de 1850 a 1890, com ênfase naquelas que posuem conteúdo típico e recorrente. A utilização dos trajes foi considerada como um indicativo de condição social constituite da indentidade negra, idealizada por meio de uma perspectiva da população branca. Examinei as caracteristicas em comum nas imagens e a relação da indumentária associada aos papéis sociais, vinculados ás vestimentas que integram as obras. Pesquisadores lançam mão de vários tipos de material como fonte de pesquisa. Entretanto, fontes não escritas são por muitas vezes pouco creditadas, funcionando apenas como simples ilustrações e textos. Nesse caso, podem agregar novos significados aos textos que ilustram, ou perpetuar idéias racistas. Para realizar as análises das imagens, considerei a historiografica concernente ás origens da representação do negro nas artes brasileiras, à moda, à fotografia, às heranças africanas, às teorias perspectivas, às influências da Missões artísticas que viveram ao Brasil e às teorias evolucionistas vigentes durante as últimas décadas do século dezenove. Fótografos como Christiano Júnior, Militão e Victor Frond produziram inúmeras fotografias de negros que foram comercializadas aos europeus como material etnográfico e ilustração do exótico, no final do século dezenove. Pintores com Biard e Pallière destacaram o cotidiano dos negros. Negras vendedoras de frutas, amas-de-leite, negros e mestiços embranquecidos e homens executando trabalhos braçais, são exemplos de uma figuração padronizada e perpetuada, a estética da escravidão. Essas figuras constituem meu foco investigativo para a reflexão acerca da iconografia do negro.pt
dc.description.abstractThe primary objective of this study is to examine the pictorial and photographic representation of the black people in Brazil. The way the costumes were worn was the basis for the observations and image analysis. The pieces studied comprehend the period from 1850 to 1890 with emphais to typical and recurrent content. The way the outfits were was considered as an indicator of the black communit identity, idealized throught the viewpoint of the white population. The common characteristics of the studied paitings and photographs, as well as the relation between the costumes and their social roles connected to the relation between the costumes and their social roles connected to the observed pieces, were examined. Researches make use of various types of materials as source of inquiry. However, pictorial sources often black credit and are seen as mere text illustrations. In the case, these images can add to the texts they depict or perpetuate racist ideas. In order to carry out the image analysis, the historiography as regards the original representation of the black brasilian population as regards art, fashion, photography, African heritrage, perceptive theories, the influence of the artistic Missions that came to Brazil and the evolutionist theory in vogue during the last decades of the nineteen-century were considered. Phootographer like Christiano Júnior, Militão and Victor Frond produced countles photographs of the people that were sold in the European market as ethographic material and ilustration of the exotic. Paintes like Biard and Palliére have singled out the bach peoples everyday life. Black womens selling fruits or breat-feeding whitened black and half-cast people, and men handling heavy work are examples of a standard everlasting representation, the slavery aesthetics. This imagery constitutes the investigative focus of this paper as regards the black people iconography.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent137 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte brasileira - 1850-1890pt
dc.subjectNegros - Usos e costumes - Brasil - 1850-1890pt
dc.subjectVestuariopt
dc.subjectArte - Brasil - 1850-1890pt
dc.subjectBrasilian artsen
dc.titleO vestuário do negro na fotografia e na pintura: Brasil, 1850-1890pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesouza_vrl_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000505074-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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