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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTirapeli, Percival [UNESP]-
dc.contributor.authorNobrega, Isabel Cristina-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:30Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:42Z-
dc.date.issued1997-02-19-
dc.identifier.citationNOBREGA, Isabel Cristina. Jair Afonso Inácio, um pioneiro na preservação do patrimônio artístico brasileiro. 1997. 362 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 1997.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86990-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86990-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como figura central Jair Afonso Inácio (1932-1982), restaurador/conservador que muito contribuiu na preservação dos Bens Móveis e Integrados, no Brasil. Juntamente com João José Rescála, Fernando Barreto, Ado Malagoli e Edson Motta (que em 1949 fundou o Setor de Recuperação do SPHAN), Jair tornou científica a restauração no Brasil. Restaurou grande parte do acervo histórico e artístico de Minas Gerais, que estava com seu barroco descaracterizado. Ele usava técnicas aprendidas na Europa e nos Estados Unidos e, muitas vezes, teve de adaptá-las às condições brasileiras: clima diferenciado e precariedade de materiais e equipaments. Criou também um curso de restauração em Ouro Preto. Lá, além de transmitir seus conhecimentos, consegue estimular muito bem seus alunos, e mais tarde alguns deles se destacarão na área. Jair Inácio atuou ainda como perito (expertise) em barroco, destacando-se nacionalmente.pt
dc.description.abstractThis ressearche work is mainly about Jair Inácio (1932-1982), who was a conservative restaurer tht contributed greatly to preserving challet and furniture integrated in Brazil. Together João José Rescála, Fernando Barreto, Ado Malagoli and Edson Motta (who founded the SPHAN Recuperation Section in 1949), Jair was responsible for making recuperation cientific in Brazil. He restored most of the artistic Baroque patrimony of Minas Gerais which was losing characteristics. Jair used techiniques that he learnt in Europe and in the United States of America and often had to adapt them due to climate conditions and precarious working equipament and material. He founded a restoration course in Ouro Preto and there, apart from teaching he stimuleted his students to such a degree that some of them became well Known. Jair Inacio became an expert in Baroque Art and he became famous thought the nation for his work.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent362 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectInácio, Jair Afonso, 1932-1982 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectArte - Restauraçãopt
dc.subjectConsentimento (Direito) Brasilpt
dc.subjectPatrimônio cultural - Proteção - Brasil - Séc. XXpt
dc.subjectRestauração - Obras de artept
dc.subjectRestauração e conservaçãopt
dc.subjectRestoration and conservationen
dc.subjectChattelen
dc.titleJair Afonso Inácio, um pioneiro na preservação do patrimônio artístico brasileiropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenobrega_ic_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000027747-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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