You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Claudete [UNESP]-
dc.contributor.authorViana, Wagner Leite-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:56:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:30Z-
dc.date.available2016-10-25T18:56:42Z-
dc.date.issued2008-09-17-
dc.identifier.citationVIANA, Wagner Leite. Portinari menino e o circo. 2008. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86995-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86995-
dc.description.abstractNesta pesquisa pretendo ler em Portinari o seu olhar da infância a partir das obras delimitadas pela temática do circo. O que está em jogo no acontecimento estético da leitura é o estado de exceção onde se dá o surgimento da imagem poética como experiência não antecipável na consciência de um leitor, esta relação com a obra é compreendida como intersubjetividade, conceito da fenomenologia de Merleau-Ponty que relaciona o eu, o outro e a linguagem. Procuro levantar questões referentes ao processo de formação das imagens e leitura. Como considerar o papel da memória e da ação criadora da imaginação? Na obra a imagem constitui-se como uma realidade imagética por si mesma? Qual é o papel do leitor? E da obra? É a obra um mundo com sua dinâmica própria, que propõe novas percepções ao leitor e o modifica em sua leitura-mundo?pt
dc.description.abstractIn this research I intend to read in Portinari his look of the childhood from the works delimited by the thematic of the circus. What is happening to esthetic event in the reading is the state of exception where the poetic image is rising as experience not anticipate in the conscience of a reader, this relation with the art work is understood like subject experiencing among themselves, concept of the phenomenology of Merleau-Ponty that relates the myself, the otherself, the body and the language. I am going to raise questions regarding at formation of the images and reading them. How can I consider the paper of the memory and creative action of the imagination? Is the poetic image in the art work constituted itself as an image reality by itself same? What is the paper of the reader and what is of the art work? Is it the art work a world with his dynamic own, that proposes news perceptions to the reader and modifies to reading-world it?en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent98 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPintura brasileirapt
dc.subjectObra visual - Leiturapt
dc.subjectPortinari - Temática do circopt
dc.subjectPoetic imageen
dc.titlePortinari menino e o circopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileviana_wl_me_ia.pdf-
dc.identifier.aleph000566866-
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.