Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/871
Título: 
Educação (física) infantil: território de relações comunicativas
Título alternativo: 
  • Educación (física) infantil: territorio de relaciones comunicativas
  • Children (physical) education: space of communicative relations
Autor(es): 
Instituição: 
  • Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa
  • UFSC Centro de Desportos
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0101-3289
Resumo: 
  • Com base na Semiótica de C. S. Peirce, o objetivo deste estudo é refletir sobre as temáticas do modo específico de ser criança, das suas singularidades/alteridades e da produção de linguagem/signos como condições fundantes que configuram a prática pedagógica com crianças, compreendida como experiência vívida e relações comunicativas no fluxo das semioses. O método utilizado é o abdutivo/indutivo proposto por Peirce, pelo qual pudemos estabelecer relações específicas com a Concepção Dialógica do Movimento Humano - Se-Movimentar.
  • Basándose en la Semiótica de C. S. Peirce, el objetivo de éste estudio es reflexionar sobre las temáticas de la forma específica de ser niño, de sus singularidades/ alteridades; y sobre la producción de lenguaje/signos como condiciones fundantes que configuran la práctica pedagógica con niños, comprendida como experiencia vívida y relaciones comunicativas en el flujo de las semioses. El método utilizado es el abductivo / inductivo propuesto por Peirce, por lo cual pudimos establecer relaciones específicas con la Concepción Dialógica del Movimiento Humano: Se-Movimentar.
  • Based on C. S. Peirce Semiotics, the goal of this study is to reflect about the specific way of being a child, of his/hers singularities/alterities; also about the production of languages/signs as fundamental conditions which configure the pedagogical practice with children as a vivid experience and communicative relations in the flow of semioses. The method is abductive/inductive, as considered by C. S. Peirce, through which we could establish some specific relations with the Dialogical Conception of Human Movement: Self-movement.
Data de publicação: 
1-Dez-2010
Citação: 
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 29-42, 2010.
Duração: 
29-42
Publicador: 
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Palavras-chaves: 
  • Educação física infantil
  • movimento humano
  • semiótica
  • Educación física infantil
  • movimiento humano
  • semiótica
  • Children physical education
  • human movement
  • semiotics
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892010000200003
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/871
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/871
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.