You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/87362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarañon, Eduardo Ismael Murguia [UNESP]-
dc.contributor.authorMattos, Miriam de Cássia do Carmo Mascarenhas-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T18:57:28Z-
dc.date.available2014-06-11T19:22:50Z-
dc.date.available2016-10-25T18:57:28Z-
dc.date.issued2011-03-24-
dc.identifier.citationMATTOS, Miriam de Cássia do Carmo Mascarenhas. Multiculturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares. 2011. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/87362-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/87362-
dc.description.abstractThis study has as objective to investigate the library worker’s perception and actions about the changes happened on the educational context in the last decades, in reference to the inclusion laws, the multiculturalism themes, and about his routine professional action. The research universe was composed by school library workers who act on municipal public schools in Florianópolis. Through questionnaires and interviews with these workers and another people who have influence on their academic formation, a research was realized and it was qualitatively analyzed. The data founded showed that is necessary a new public politic, more expansive about the combat against the prejudice and about the promotion of human dignity, with a larger politic of continuous education professional’s formation socializing the library workers. A bibliography revision was done too, and it brought up themes as school library, mediation of information, multiculturalism and social paradigm in information science, witch has subsidize this work’s interpretationen
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar a percepção e ações dos bibliotecários quanto às mudanças ocorridas no contexto educacional nas últimas décadas, no que se refere às leis de inclusão e à temática do multiculturalismo, e no que concerne à sua ação profissional cotidiana. O universo da pesquisa constituiu-se dos bibliotecários escolares atuantes nas escolas públicas municipais de Florianópolis. Através de questionários e entrevistas com bibliotecários escolares e outros agentes que influenciam na formação acadêmica e continuada dos mesmos, foi realizada uma pesquisa, para depois ser analisada qualitativamente. Os dados levantados indicaram a necessidade de desenvolvimento de uma política pública mais abrangente de combate a preconceitos e promoção da dignidade humana, com a ampliação de uma política de formação continuada dos profissionais da educação integrando os bibliotecários. Também foi feita uma revisão bibliográfica que abordou os temas Biblioteca escolar, Mediação da Informação, Multiculturalismo e Paradigma Social em Ciência da Informação, que subsidiou a interpretação do trabalhopt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent144 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBibliotecas escolares - Florianópolispt
dc.subjectMulticulturalismopt
dc.subjectBibliotecarios - Formaçãopt
dc.subjectMediação da informaçãopt
dc.subjectLibrary Schoolen
dc.subjectTraining - Librariansen
dc.subjectMulticulturalismen
dc.subjectDiversityen
dc.titleMulticulturalismo em ciência da informação: percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemattos_mccm_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000645763-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.