Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mathias, Suzeley Kalil | - |
dc.contributor.author | Vales, Tiago Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:27:03Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:27:03Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200004 | - |
dc.identifier.citation | História (São Paulo). Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, v. 29, n. 2, p. 50-70, 2010. | - |
dc.identifier.issn | 0101-9074 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/8810 | - |
dc.description.abstract | Desde muito cedo, ainda no século XIX, o Uruguai vem desenvolvendo uma política democrática baseada na educação, ao que pode ser creditado o afastamento das suas Forças Armadas da participação política. Entretanto, o sistema partidário, essencial para o desenvolvimento da democracia, não foi suficientemente forte para manter os militares completamente afastados do governo, vivendo o país momentos de militarismo. O propósito deste trabalho é repassar o processo político uruguaio destacando os momentos em que as Forças Armadas estiveram mais próximas do poder. Entende-se que compreender o desenvolvimento da política no país é essencial para, já em outro trabalho, avaliar como a educação, especialmente a oferecida às forças armadas, influencia o desenvolvimento e consolidação de uma cultura democrática. | pt |
dc.description.abstract | Very early in the nineteenth century, Uruguay has been developing a democratic politics based on education, to which can be credited the removal of her Armed Forces from political participation. However, the party system, essential for the development of democracy, was not strong enough to keep the militaries completely out of the government, the country living moments of militarism. The purpose of this work is to pass the Uruguayan political process highlighting the moments when the Armed Forces were closer to power. It is understood that understand the development of policy in the country is essential, and in another work, evaluate how education, especially the one offered to the Armed Forces, influences the development and consolidation of a democratic culture. | en |
dc.format.extent | 50-70 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Forças Armadas | pt |
dc.subject | Democracia | pt |
dc.subject | Militarismo | pt |
dc.subject | Uruguai | pt |
dc.subject | Armed Forces | en |
dc.subject | Democracy | en |
dc.subject | Militarism | en |
dc.subject | Uruguay | en |
dc.title | O militarismo no Uruguai | pt |
dc.title.alternative | Militarism in Uruguay | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional Programa de Pós-graduação em História | - |
dc.description.affiliation | UNESP Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional | - |
dc.description.affiliation | Univ. Estadual Paulista Faculdade Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-Graduação em História | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional Programa de Pós-graduação em História | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-90742010000200004 | - |
dc.identifier.scielo | S0101-90742010000200004 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0101-90742010000200004.pdf | - |
dc.relation.ispartof | História (São Paulo) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.