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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/88794
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dc.contributor.advisorTolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]-
dc.contributor.authorTeixeira, Roberto Aparecido-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:23:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:00:35Z-
dc.date.available2014-06-11T19:23:37Z-
dc.date.available2016-10-25T19:00:35Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Roberto Aparecido. Representações da periferia no cinema brasileiro: do neorrealismo ao hiper-realismo. 2012. 239 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/88794-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/88794-
dc.description.abstractAnalisamos nesta pesquisa cinco obras da produção cinematográfica nacional: Rio, Quarenta Graus (1955), Rio, Zona Norte (1957), O assalto ao trem pagador (1962), Quanto vale ou é por quilo? (2005) e Tropa de Elite (2007). Todos esses filmes trazem, cada qual a sua maneira, as representações da periferia no cinema brasileiro. Alguns com claras preocupações políticas, outros mais engajados com o mercado cinematográfico. Tomamos tais narrativas como porta de entrada para análise do pensamento social que lhes dá origem e que permeia suas estéticas. Selecionamos essas obras como representativas de parte do pensamento social que nelas se encontra sob a forma de discursos variados sobre a questão “periferia”. A pesquisa divide-se em duas partes principais: a Parte I tem o objetivo de analisar as representações cinematográficas dos anos de 1950/60; a Parte II cumpre o mesmo percurso de análise sobre a produção dos anos 2000. Ao final, buscamos comparar os dois períodos históricos com o intuito de observar quais as mudanças ocorridas nas representações da periferia no cinema brasileiro em dois importantes momentos da história do paíspt
dc.description.abstractWe analyzed in this research five works of the national film production, Rio, Quarenta Graus (1955), Rio, Zona Norte (1957), O assalto ao trem pagador (1962), Quanto vale ou é por quilo? (2005) and Tropa de Elite (2007). All of these films, each in its own way, present representations of the periphery in Brazilian films’ industry. Some of them, present clear political concerns, while others, are more engaged with the film market. We take these narratives as a gateway for analysis of the social thought that originates these films and permeates their aesthetic. We selected these works as representative of part of the social thought, which, in these cases, is present in the form of various discourses over the matter periphery. This research is divided in two main parts: Part I aims to analyze the cinematic representations of the years 1950/1960, Part II fulfills the same path analysis on the production of the 2000s. At the end, we compare the two historical periods in order to observe the changes on the peripheral representations in Brazilian film production in two important moments of the country’s historyen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent239 f. il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCinema - Brasilpt
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectCinema - Aspectos sociaispt
dc.subjectMotion pictures, Brazilianen
dc.subjectSociologyen
dc.titleRepresentações da periferia no cinema brasileiro: do neorrealismo ao hiper-realismopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileteixeira_ra_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000692691-
dc.identifier.capes33004110042P8-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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