You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza [UNESP]-
dc.contributor.advisorAndrade, Dalton Francisco de [UNESP]-
dc.contributor.authorCastilho, Lithiene Ribeiro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:23:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:01:23Z-
dc.date.available2014-06-11T19:23:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:01:23Z-
dc.date.issued2007-12-20-
dc.identifier.citationCASTILHO, Lithiene Ribeiro. Padronização de questionário para avaliação de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário, validado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). 2007. 144 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89155-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89155-
dc.description.abstractEste artigo relata a experiência da utilização da técnica de grupo focal para coletar dados de pesquisa em Odontologia. Esta técnica tem como objetivo utilizar a Técnica do Grupo Focal para adequação da terminologia do questionário sobre reimplante dentário, direcionado a escolares. Para isso, 2 grupos, com 10 alunos cada, sorteados aleatoriamente, foram formados com alunos a 6ª série de 2 escolas da rede pública da cidade de Araçatuba, SP, os quais foram abordados os seguintes temas: trauma dentário, com ênfase em avulsão e reimplante dentário. Após o desenvolvimento das discussões, foi possível observar que a maioria dos escolares desconhece o real sentido da palavra trauma dentário, associando este termo à “cárie no dente”, “mau hálito”, “dor de dente”, ”chupar o dedo”, “ir ao dentista”. As exceções foram os alunos que sofreram ou presenciaram este tipo de acidente; o mesmo deu-se para os demais termos técnicos analisados. Pode-se concluir que a Técnica do Grupo Focal como metodologia qualitativa é muito importante na adequação da terminologia de questionários, sendo possível individualizá-los, deixando-o compatível à realidade da população alvo a ser pesquisada.pt
dc.description.abstractThis article reports the experience of the use of the technique of focus group to collect data for research in Dentistry. This technique is intended to adapt the terminology of a questionnaire in preparation on reimplante dental. For this, two groups were conducted for discussion, addressing the theme: dental trauma, with emphasis on avulsion and reimplante dental. After the development of the discussions, it was possible to observe that most school know the real meaning of the word dental trauma, linking this term to cárie in the tooth, bad breath, pain in the tooth, sucking the finger, go to the dentist. The exceptions were the students who suffered or presenciaram this type of accident, it has been for other technical terms analyzed. In possession of the descriptions made by the school were unable to prepare and / or modify the terms of any of the items of the questionnaire, adapting to the reality of the target population to search.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent144 f. + 1 CD-ROM-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAvulsão dentáriapt
dc.subjectReimplante dentáriopt
dc.subjectTooth avulsionen
dc.subjectTooth replantationen
dc.titlePadronização de questionário para avaliação de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário, validado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastilho_lr_me_araca.pdf-
dc.identifier.aleph000551398-
dc.identifier.capes33004021011P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.