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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89369
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dc.contributor.advisorBertolli Filho, Cláudio [UNESP]-
dc.contributor.authorValle, Leonardo Dalla-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:01:50Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:01:50Z-
dc.date.issued2010-06-25-
dc.identifier.citationVALLE, Leonardo Dalla. Daspu e a redefinição da representação social da prostituta nos meios de comunicação de massa do Brasil. 2010. 159 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89369-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89369-
dc.description.abstractNos últimos 20 anos, observa-se no Brasil um fenômeno particular quanto à relação estabelecida entre grupos minorizados e meios de comunicação de massa: a tendência de deslocamento da figura da prostitutra das páginas policiais dos jornais para editorias de cultura nos anos 2000. Exerceram um papel significativo nessa mudança as ações de visibilidade promovidas pela organização não-governamental (ONG) Davida, dirigida pela ex-prostituta Gabriela Leite. Desde 1988, a Davida utiliza-se da mídia para divulgar imagens da profissional do sexo diferentes do esteriótipo de sujeito marginalizado. O uso das mídias pela ONG Davida foi feito de duas formas distintas ao longo de sua trajetória: por meio da utilização de veículos particulares e através da criação de eventos com potencial noticiável. A essa última merece destaque a grife de moda Daspu, lançada em 2005 com o objetivo de confeccionar roupas inspiradas nas mulheres da vida. Tendo como objeto de análise as matérias sobre a Daspu, o presente estudo é uma reflexão sobre o modo como: (1) As marcas identitárias de um grupo minorizado estão sendo veiculadas por sua militância e apropriadas pelos meios de comunicação de massa; (2) as influências desse processo na representação social desse grupo. Para isso, será utilizada a análise de conteúdo das matérias que abordaram a grife nos portais virtuais Universo Online (UOL), Terra e Internet Group (iG), durante os anos de 2006 e 2010. O quadro referencial adotado é a teoria do espaço social de Pierre Bourdieu (1983) e a teoria das representações sociais de Denise Jodelet (2001). Enquanto a primeira possibilita a reflexão sobre a imposição de uma nova visão da realidade social a partir do uso do capital simbólico da mídia, a segunda aponta nas representações sociais funções identitárias. Os resultados indicam que a representação...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixopt
dc.description.abstractOver the past 20 years, it is witnessed in Brazil a particular phenomenon regarding the relationship established between minority groups and means of mass communication: the tendency to shift prostitute's figure from newspapers' police pages to cultural pages during the 2000s. This shift is mainly due to visibility actions promoted by nongovernmental organization (NGO) Davida, run by ex-prostitute Gabriela Leite. Since 1988, Davida has been using the media to disseminate sex workers' images other than their stereotype, in which they are portrayed as marginalized people. Throughout its existence, NGO Davida has been using the media in two different ways: working with its own means of communication and creating newsworthy events. Among these events, it can be outlined the launching of fashion line Daspu in 2005, aiming the creation of outfits inspired by prostitutes' way of life. As Daspu is a genuine action from prostitutes' group, the information submitted by its outfits makes reference to an identity by the prostitutes, which is permeated by particular meanings. Considering articles about Daspu as an object of analysis, this research aims to reflect (1) how the identity required by the militancy of a minority group is being appropriated by means of mass communication; and (2) how this required identity could influence the social representation of this group. In order to prove this reflection, a content analysis of articles about Daspu published on the Internet was made. The articles selected were published on news provider services, such as Universo Online (UOL), Terra e Internet Group (iG), from 2006 to 2010. Theories used are Pierre Bourdieu's social space theory (1983) and Denise Jodelet's social representations theory (2001). While the former allows the reflection about imposing a new vision of social reality based on the uses of the media symbolical capital, the ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent159 f. : il., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProstituição - Brasilpt
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectComunicação midiáticapt
dc.subjectPoder simbólicopt
dc.subjectMedia communicationen
dc.subjectSocial representationen
dc.subjectProstitutionen
dc.subjectSymbolic poweren
dc.titleDaspu e a redefinição da representação social da prostituta nos meios de comunicação de massa do Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevalle_ld_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000615933-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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