You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDiniz, Maria Lúcia Vissotto Paiva [UNESP]-
dc.contributor.authorOlivatti, Tânia Ferrarin-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:01:51Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:02Z-
dc.date.available2016-10-25T19:01:51Z-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.citationOLIVATTI, Tânia Ferrarin. Produção do sentido no YouTube: crítica à mídia pelo usuário/produtor. 2009. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89381-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89381-
dc.description.abstractAnalisando cinco vídeos veiculados no site YouTube, em produções independentes que apresentam como tema a mídia, buscou-se compreender, de forma englobante, o sentido produzido nesses textos audiovisuais, bem como o atual papel requerido pelo usuário da Internet. Para tanto, esta pesquisa utilizou como instrumental o arcabouço teórico de Greimas (semiótica francesa) e as novas práticas metodológicas acrescentadas por Fontanille. Por meio da teoria greimasiana, identificou-se que, no nível fundamental, os vídeos trabalham com a mesma categoria semântica (/saber/ vs /ignorar/), utilizada para evidenciar que a mídia tradicional manipula os receptores que ignoram suas práticas. Essa crítica à mídia tradicional é impulsionada por um querer participar da produção audiovisual, em que, além de apresentar sua opinião, é muito importante para o enunciador aparecer (em busca da fama). Tal motivação é determinante nas escolhas dos produtores em relação às práticas e estratégias adotadas no processo criativo e de disseminação dos vídeos, que influenciarão no número de acessos alcançado. A pesquisa empírica (análise dos vídeos) e bibliográfica (pautada principalmente nos estudos de Castells, Kerckhove, Vilches e Wolton) permite afirmar que o site é um espaço potencialmente democrático, um local estratégico para o usuário crítico interessado em opinar por meio de textos audiovisuais. A Internet deu início à transformação do usuário em produtor, mas a partir do YouTube essa mudança de papéis passou a ocorrer também no âmbito imagético, símbolo do comportamento da cultura digital, que pode converter qualquer cidadão em um comunicador popular de textos audiovisuais na Internet, possibilitando ainda um universo de divulgação ilimitadopt
dc.description.abstractThis research analyzed five propagated independent videos in the YouTube, that speak on media, searching what it motivated its producers. The research used the theory semiotics, with authors Greimas and Fontanille. In the basic level, the videos had presented the category /to know/ x /to ignore/, showing that the traditional media manipulates the receivers that ignore its form of performance. This critical to the media occurs because the old receiver wants to participate of the audiovisual production, wants to present its opinion and to appear. This will directs the practical and the strategies used in the production and spreading of the videos, that go to intervene in the number of accesses. The theory of authors Castells, Kerckhove, Vilches and Wolton had contribute to conclude that the site is a potentially democratic space, a strategical place for the critical user, reflecting the digital culture of the popular communicator who does not have limits in the Interneten
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent165 f. : il., gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectMídia digitalpt
dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)pt
dc.subjectSemiótica francesapt
dc.subjectSignificaçãopt
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectFrench semioticsen
dc.titleProdução do sentido no YouTube: crítica à mídia pelo usuário/produtorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileolivatti_tf_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000611538-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.