Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bulhões, Marcelo Magalhães [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Paixão, Cláudia Regina | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:02Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:01:52Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:02Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:01:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Cláudia Regina. Televisão e música popular na década de 60: as vozes conflitantes de José Ramos Tinhorão e Augusto de Campos. 2013. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/89387 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89387 | - |
dc.description.abstract | Além do aspecto político, com o golpe militar, o cenário cultural também foi marcante nos anos 60. A Bossa Nova ultrapassa as fronteiras brasileiras e ganhava o mundo. A televisão iniciava sua consolidação enquanto veículo e a música era um de deus elementos principais. Programas como o Fino da Bossa, Jovem Guarda e Festivais fizeram história. As influências estrangeiras na música brasileira ocasionavam discussões acaloradas. O intercâmbio entre culturas era criticado pelos nacionalistas e exaltado pelos que defendiam uma cultura sem barreiras. Essas visões divergentes nortearam um dos principais debates sobre a música brasileira, nos anos 60: preservar as raízes nacionais ou prosseguir inovando, tal como fez a Bossa Nova? Como essas questões perpassaram pelos principais programas musicais da época? A televisão influenciou a produção musical? São algumas das perguntas que esse trabalho objetiva responder. Trata-se de um retrospecto a uma época fundamental para se entender as relações entre a produção televisiva no Brasil e a configuração estética do gênero canção na música popular brasileira | pt |
dc.description.abstract | Besides the political aspect, with the military coup, the cultural scenario was also remarkable in the 60's. The Bossa Nova had exceeded the brazilian boundaries and had earned the world. The television had begun its consolidation as a mass medium and the music was one of its main elements. Television programs like O fino da Bossa, Jovem Guarda and Festivais had made history. Foreing influences on brazilian music had occasioned heated discussions. The exchange between cultural was criticized by nationalists and and exalted by those who were defending a culture without barriers. These divergent views had guided one of the most important discussions about brazilian music in the 60's: preserve the national roots or continue innovating, just like made the Bossa Nova? How these issues permeated by the main music program at this period? The television had influenced the music production? These are some questions that this study aims to answer. This is a retrospect to a fundamental period to understand the relationships between television production in Brazil and the aesthetic configuration of the song genre in brazilian popular music | en |
dc.format.extent | 146 f. : | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Televisão | pt |
dc.subject | Música | pt |
dc.subject | Bossa-nova | pt |
dc.subject | Música brasileira | pt |
dc.subject | Cultura | pt |
dc.subject | Television | pt |
dc.title | Televisão e música popular na década de 60: as vozes conflitantes de José Ramos Tinhorão e Augusto de Campos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | paixao_cr_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000732769 | - |
dc.identifier.capes | 33004056081P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.