You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalzedas, Nelyse Apparecida Melro [UNESP]-
dc.contributor.authorArantes, Helena Aparecida Gica-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:01:56Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:02Z-
dc.date.available2016-10-25T19:01:56Z-
dc.date.issued2005-03-18-
dc.identifier.citationARANTES, Helena Aparecida Gica. Mídia impressa e leitor: uma leitura crítica e polissêmica. 2005. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89411-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89411-
dc.description.abstractComo a mídia impressa utiliza-se das linguagens verbal e visual para impor a sua ideologia e conquistar leitores/consumidores, para entender as relações de produção e recepção nos embasaremos nos pressupostos teóricos de Iser, Jauss e Barthes. Diferentes são os jornais e diferentes são os modos de oferecer informações sobre uma dada realidade, por isso selecionamos como corpus desse trabalho os jornais: Agora e Folha de S. Paulo. Pertencentes à mesma empresa, visam aleitores de classes sociais heterogêneas. Disto resulta a seleção de palavras e fotografias. O leitor com seu repertório constrói o sentido, atualizando o texto. Desta forma o referencial teórico da Estética da Recepção nos auxiliara a buscar os vazios deixados pelo texto.pt
dc.description.abstractSince printe media uses verbal and visual language to impose its ideology and conquer readers/consumers, this study takes Iser's theoretical premises in order to understand the relations of production and reception. Newspapers are different from each other as are the ways to offer information about a given reality; thus, this work focuses tso newspapers: Agora and Folha de São Paulo. Both newspapers belong to the same corporation but they aim at readers coming from different social classes. Such condition results into a selection of words and photographs. The reader, making use of his/her repertory, constructs meaning, updating the text. This leads the theoretical referential of the Reception Esthetics to be of help in the search of the gaps left by the text.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent128 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectImprensapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectComunicação de massa e linguagempt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectMídia impressapt
dc.subjectLinguagem verbal e fotográficapt
dc.titleMídia impressa e leitor: uma leitura crítica e polissêmicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filearantes_hag_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000339504-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.